Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os juros dos cartões de lojas chegaram a 875%

Compartilhe esta notícia:

Pacote completo é vendido por US$ 50 mil. (Foto: Reprodução)

Cada vez mais populares entre os consumidores, os cartões de lojas não são tão vantajosos como aparentam, segundo uma pesquisa feita pela associação Proteste. Entre 37 opções avaliadas no primeiro bimestre, foi constatado que em média, os juros do rotativo desses cartões foi de 432,47% ao ano — os maiores juros encontrados foram os das redes Riachuelo e Sonda, em 875,25% ao ano (sendo essa porcentagem exorbitante um dos motivos de crítica da entidade, que defende a intervenção do Poder Legislativo na questão, definindo um máximo para este tipo de crédito).

Essa marca de 432,47% supera de longe a taxa média do rotativo ao ano 333,9% cobrada pelo cartão de crédito dos bancos em fevereiro, de acordo com o Banco Central.

Segundo a Proteste, muitas marcas não cumprem com seus anúncios de cartões. A anuidade dos cartões foi um fator analisado pela Proteste e, embora a maioria prometa não fazer esta cobrança aos consumidores, em análises mais profundas é possível constatar que a taxa é cobrada conforme o uso do cartão — por exemplo, quando há uma isenção de unidade nos primeiros meses e depois o valor é alterado de acordo com o gasto efetuado nas faturas. Os únicos cartões avaliados que realmente não possuem anuidade são os da Riachuelo e Renner, no caso dos cartões que só permitem comprar na própria loja, e os co-branded (quando o cartão é emitido por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial) Petrobras e Saraiva.

Para diminuir os custos de ter um cartão de loja, a dica é entender como cada um funciona e aproveitar as partes boas. Nos cartões clientes, por exemplo, são os descontos e alertas para promoções específicas. É recomendável ainda evitar pagar anuidades ou assegurar que o uso compensa o custo, além de evitar a todo custo utilizar o crédito desses cartões, especialmente os mais caros. Confira abaixo os tipos de cartões:

Private Label

Cartões de marca própria que servem para comprar na loja que os fornecem. São atraentes pela “ausência” de custos, facilidade em adquiri-los e possibilidade de adiar o pagamento em até 40 dias, em média.

Híbrido

São cartões de marca própria que também têm a função crédito. Com ele, é possível comprar tanto na loja que o forneceu quanto nas redes que aceitam a sua bandeira (Visa e Mastercard), com limites diferenciados.

Co-branded

São cartões emitidos por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial (postos, supermercados, etc.). O objetivo é fidelizar os clientes, oferecendo diversas vantagens.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Comando Rodoviário da BM não multará motoristas que utilizarem faróis de led
Nelson Lídio Nunes, Thiago Vitorello e Humberto Busnello participam do Fórum Os Caminhos do Rio Grande
https://www.osul.com.br/os-juros-dos-cartoes-de-lojas-chegaram-a-875/ Os juros dos cartões de lojas chegaram a 875% 2018-04-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar