Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os líderes das duas Coreias tentam salvar o encontro com Donald Trump

Compartilhe esta notícia:

A reunião não anunciada entre Moon e Kim, no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, foi realizada um mês depois que ambos participaram ali da primeira cúpula intercoreana em mais de uma década, em 27 de abril. (Foto: Reprodução)

Em meio a incertezas quanto a cúpula entre Pyongyang e EUA, Moon e Kim surpreendem ao se reunirem pela segunda vez em um mês. Após cancelar aguardado encontro, presidente americano sinalizou que pode voltar atrás.O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jon-um, surpreenderam ao se reunirem nesse sábado na fronteira entre os dois países para tratar da incerta realização de uma cúpula entre Kim e o presidente dos EUA, Donald Trump.

Este foi o segundo encontro entre Moon e Kim em um mês. Eles se reuniram durante duas horas, informou o escritório presidencial sul-coreano em comunicado. Trata-se do mais recente e claro sinal de que a aguardada cúpula entre Kim e Trump pode de fato ser realizada em 12 de junho em Cingapura, como inicialmente planejado.

Na última quinta-feira, o presidente americano cancelou o encontro. Mas no dia seguinte, após receber a notícia de que Pyongyang continua aberta a dialogar com Washington, Trump deu sinais de que pode voltar atrás. “Vamos ver o que acontece, pode até ser que seja no dia 12 [de junho]”, declarou.

A reunião não anunciada entre Moon e Kim, no vilarejo fronteiriço de Panmunjom, foi realizada um mês depois que ambos participaram ali da primeira cúpula intercoreana em mais de uma década, em 27 de abril, e se comprometeram com a desnuclearização da península.

“Os dois líderes trocaram opiniões amistosamente sobre uma realização bem-sucedida da cúpula entre a Coreia do Norte e os EUA e sobre a implementação da Declaração de Panmunjom”, disse o porta-voz da presidência sul-coreana em comunicado emitido neste sábado.

Moon, que retornou a Seul nesta semana após um encontro com Trump, anunciará detalhes do encontro com Kim na manhã de domingo.

Na sexta-feira, Trump afirmou no Twitter que Washington estava tendo “conversas produtivas” com Pyongyang sobre a realização da cúpula. “Se for realizada, deve permanecer em Cingapura na mesma data, 12 de junho, e, se necessário, será estendida para além dessa data”, escreveu.

Segundo a revista americana Político, uma equipe de 30 funcionários da Casa Branca e do Departamento de Estado dos EUA está se preparando para viajar à Cingapura.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Cientistas descobrem que a Via Láctea é maior do que se imaginava
Presidente da Venezuela acusa Michel Temer e Mauricio Macri de tentar “destruir” o Mercosul
https://www.osul.com.br/os-lideres-das-duas-coreias-tentam-salvar-o-encontro-com-donald-trump/ Os líderes das duas Coreias tentam salvar o encontro com Donald Trump 2018-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar