Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Os magos da tesoura

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O futuro governo não precisará mudar muito: bastará seguir a orientação dos atuais ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e do Planejamento, Valdir Simão. Mesmo contrariando setores do PT, cortam despesas onde dá para evitar o déficit de 100 bilhões de reais no final deste ano, que é insuportável.

A equipe econômica, a partir de quinta-feira, terá de localizar mais áreas onde possa aplicar a tesoura. Na oposição, o PT vai se prender a essa questão, criticando cada redução. Será o pano de fundo dos próximos embates.

MAIS UM GAÚCHO

O senador Blairo Maggi, convidado para ser ministro da Agricultura, nasceu em Torres há 59 anos. Eleito pelo Mato Grosso, seu site oficial esbanja ufanismo: “É um homem que pode ostentar entre suas qualidades incontestáveis a capacidade de inovar. A característica nata que na vida pessoal lhe rendeu a construção de um império com o trabalho, na política lhe deu notabilidade e reconhecimento internacional.”

VAI PULAR

Blairo está filiado ao PR e a indicação para entrar no ministério foi feita pelo PP. Terá de trocar de partido, o que não envolve qualquer sacrifício, a exemplo da maioria dos políticos no País.

REPRISE

O PT do Rio de Janeiro repetirá a fórmula que seria aplicada em Porto Alegre e que não se consolidou por desistência da deputada Manuela D’Ávila: apoiará o PC do B na eleição à prefeitura. A candidata na ex-Cidade Maravilhosa será a combativa deputada federal Jandira Feghali.

MARCANDO EM CIMA

O site do PT nacional começou ontem a publicação da série Senadores Golpistas. O primeiro destacado é Romero Jucá com o título “Histórico de Pendências Judiciais”.

O OUTRO LADO

Durante a semana, ao ser anunciado como futuro integrante do ministério, Jucá sentenciou: “A fase é de tirar água do navio, não fazer um rombo.”

CONTRA

A 8 de maio de 2006, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil arquivou, por 25 votos a 7, a proposta de impeachment do presidente Lula. Numa segunda votação, porém, os conselheiros aprovaram o encaminhamento, à Procuradoria-Geral da República, de notícia-crime, pedindo o aprofundamento das investigações sobre o eventual envolvimento de Lula no mensalão.

RESOLVE O PROBLEMA

Começou ontem em Guaíba o mutirão de regularização de imóveis da Cooperativa Habitacional do Estado. Criada em 1964, financiou a construção de casas, porém muitos mutuários deixaram de pagar, venderam e as documentações ficaram incompletas. Na sequência, a Cooperativa quebrou. Agora, para não perpetuar o vazio, o governo liquida os débitos e emite a escritura de propriedade de 45 mil moradias.

RÁPIDAS

* Combate à inflação será a primeira dor de cabeça do futuro ministro da Fazenda.

* Multa por falar no celular enquanto dirige veículo irá de 85 para 293 reais. Diante dos riscos, ainda será baixo.

* Deu no jornal: “Eduardo Cunha manobrou até o fim para evitar seu afastamento”. Vai continuar treinando em algum estacionamento de veículos.

* Em ano eleitoral, os legislativos costumam ser acometidos de “preguicemia”, resultando na falta de quórum. A crise política mudará o hábito.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Já se sabe tudo
A Mãe Pátria!
https://www.osul.com.br/os-magos-da-tesoura/ Os magos da tesoura 2016-05-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar