Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os novos mictórios públicos em Paris causaram a revolta de moradores

Compartilhe esta notícia:

Um dos caixotes vermelhos foi instalado na Ilha de Saint-Louis, perto da Catedral de Notre-Dame e de uma escola primária. (Foto: Reprodução)

Os parisienses estão indignados com a instalação de “mictórios ecológicos em quatro ruas valorizadas da cidades. Na Ilha de Saint-Louis, o metro quadrado mais caro de Paris, o mictório foi colocado nas proximidades da Catedral de Notre-Dame, em frente ao local onde barcos turísticos esperam seus passageiros no Rio Sena.

Os urinoirs são uns caixotes vermelhos sem muita proteção contra voyeurs e surpresas desagradáveis para os distraídos. Na parte de cima, traz um jardinzinho. Mas o que o torna ecológico é o reservatório, na parte de baixo, onde a urina se mistura à serragem. O conteúdo é usado como adubo para jardins.

Moradores da capital francesa exigiram da prefeitura a remoção dos mictórios e planejam apresentar uma petição. O mais recente foi instalado na Ilha de Saint-Louis. Mas há outros no Boulevard de Clichy, na Praça Henri-Frenay e no Boulevard Tino Rossi.

“Não há necessidade de colocar algo tão insolente e feio em um lugar tão histórico”, disse Paola Pellizzari, de 68 anos, dona de uma loja de arte veneziana. “É do lado da casa mais bonita da ilha, o Hôtel de Lauzun, onde Baudelaire viveu”, disse, em referência ao escritor do século XIX, um dos mais importantes da literatura francesa.

Paola teme que o mictório, instalado a cerca de 20 metros de uma escola primária, “incite o exibicionismo”.

O criador do “uritrottoir” — uma combinação das palavras mictório e calçada, em francês — disse que o projeto oferece uma “solução ecológica para o ato de urinar em público”. Paris realmente carece de banheiros públicos, mas esta solução polêmica atende apenas à população masculina.

Moradores da Ilha de Saint-Louis dizem que a estrutura, sem nenhuma divisória de qualquer tipo, pode manchar o bairro chique da cidade. “É horrível”, disse o dono de uma galeria de arte próxima ao local, que pediu para não ser identificado.

O administrador do bairro, Ariel Weil, insistiu que os dispositivos são necessários. Autoridades de Paris argumentam ter instalado os quatro mictórios em locais onde o ato de urinar em público tem sido um problema. Mais um desses está sendo preparado para ser posto na rua.

“Se nós não fizermos nada, os homens vão apenas continuar a fazer xixi nas ruas”, disse Weil. “Se realmente estiver incomodando as pessoas, nós encontraremos outro local.”

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A defesa de Lula quer fazer uma gravação própria da audiência com o juiz Sérgio Moro. O ex-presidente será interrogado pelo juiz na quarta-feira
O Senado vai discutir a proposta que torna o estupro um crime imprescritível
https://www.osul.com.br/os-novos-mictorios-publicos-em-paris-causaram-a-revolta-de-moradores/ Os novos mictórios públicos em Paris causaram a revolta de moradores 2018-08-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar