Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Thunder in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral O preço da gasolina dispara 13% nos Estados Unidos com o impacto de tempestade em refinarias

Compartilhe esta notícia:

A tempestade colocou cidades inteiras na Costa do Golfo dos Estados Unidos sob as águas. (Foto: Reprodução)

A tempestade tropical Harvey impactou a indústria de energia ao redor do mundo, após refinarias inundadas e oleodutos fechados nos Estados Unidos ameaçarem o suprimento global de combustíveis e levarem os mercados a redirecionar milhões de barris de gasolina para evitar uma falta de oferta no país. A tempestade colocou cidades inteiras na Costa do Golfo dos Estados Unidos sob as águas, com inundações em Houston, no Texas, que forçaram o fechamento de um quarto da capacidade de refino nos EUA.

Os preços de referência da gasolina nos Estados Unidos tiveram fortes altas nesta quinta-feira, após notícias de que um dos maiores sistemas de distribuição de combustíveis dos EUA fechará suas principais linhas para o Nordeste do país após falhas e falta de oferta de fornecedores. O oleoduto Colonial pode transportar 3 milhões de barris de gasolina e outros produtos diariamente.

Ao menos duas refinarias na Costa Leste ficaram sem gasolina para entrega imediata enquanto buscavam atender mercados normalmente supridos pela Costa do Golfo, disseram duas fontes. Outras refinarias devem cobrar margens maiores para impulsionar os lucros enquanto buscam atender à demanda em meio à escassez.

“Será a pior coisa que os EUA já viram em décadas, do ponto de vista da energia”, disse uma fonte do mercado na Costa Leste, que falou sob a condição de anonimato.

O Departamento de Energia dos EUA disse nesta quinta-feira que vai liberar 500 mil barris de petróleo de reservas estratégicas para atender às refinarias que seguem em funcionamento, em um esforço para conter a escassez de combustível.

Os contratos futuros da gasolina nos EUA saltaram mais de 13% nesta quinta-feira, após quase um quarto da capacidade de refino dos Estados Unidos ter sido fechada com a tempestade.

Os futuros de gasolina nos EUA registram um rali de cerca de 28% desde a semana passada, para uma máxima de dois anos, acima de 2 dólares por galão, impulsionados ainda por temores de um aperto na oferta antes do fim de semana prolongado pelo feriado de Labor Day na segunda-feira.

A gasolina fechou com alta de 25,52 centavos, ou 13,54%, a 2,1399 dólares.

No Brasil, a Petrobras anunciou um aumento de 0,5% na gasolina a partir desta quinta-feira e uma alta de 4,2%  a partir de sexta-feira.

O último reajuste foi o maior desde que a petroleira estatal mudou em julho sua política de preços para passar a prever reajustes até diários dos preços dos combustíveis.

Brasil

No Brasil, a Petrobras elevará os preços do diesel em 0,8% e os da gasolina em 4,2% nas refinarias a partir desta sexta-feira (1), de acordo com comunicado divulgado pela estatal em seu site nesta quinta-feira (31). A alta de 4,2% da gasolina é o maior reajuste concedido desde a implementação da nova política de preços pela companhia, há dois meses, e ocorre após a disparada nas cotações internacionais do produto por causa da tempestade Harvey nos Estados Unidos.

Na quarta-feira, a consultoria Datagro havia informado à Reuters que a gasolina comercializada pela Petrobras nas refinarias apresentava defasagem de mais de 7 por cento ante os preços internacionais. No fim de junho, a Petrobras revisou sua política de preços do diesel e da gasolina, dando certa liberdade para que a área de marketing e comercialização da empresa reajuste as cotações na refinaria de forma mais frequente, inclusive diariamente, em busca de maior competitividade e com o objetivo principal de recuperar receita e participação de mercado – devido ao aumento das importações de combustíveis, distribuidoras concorrentes vêm ganhando mercado da estatal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

80% dos brasileiros admitem ter DVDs piratas
Existem 465 mil marcapassos vulneráveis a hackers nos Estados Unidos
https://www.osul.com.br/os-precos-da-gasolina-tem-alta-global-com-os-impactos-da-tempestade-harvey-nos-estados-unidos/ O preço da gasolina dispara 13% nos Estados Unidos com o impacto de tempestade em refinarias 2017-09-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar