Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmam a decisão de derrotar o Estado Islâmico na Síria

Compartilhe esta notícia:

Vladimir Putin (E) e Donald Trump. (Foto: Reprodução)

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmaram neste sábado (11) a decisão de derrotar o EI (Estado Islâmico) na Síria, em uma declaração conjunta adotada durante a cúpula da Apec (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) em Danang, no Vietnã.

“Os dois expressaram sua satisfação com os esforços bem-sucedidos de EUA e Rússia para evitar mais eficazmente incidentes perigosos entre militares americanos e russos, que permitiram elevar consideravelmente as baixas do EI nos campos de batalha nos últimos meses”, segundo a declaração. Putin e Trump destacaram que “estes esforços continuarão até a derrota definitiva do EI”.

Ao mesmo tempo, os presidentes concordaram em que “o conflito na Síria não tem solução militar”, reiterando que “o acerto político definitivo para o conflito deve ser achado dentro do processo de Genebra, de conformidade com a resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas)”.

Eles confirmaram seu apoio à soberania, independência e integridade territoriais da Síria e chamaram “todas as partes sírias para participar ativamente no processo político de Genebra e a apoiar os esforços que apontem para garantir seu sucesso”.

“Os presidentes abordaram a necessidade de diminuir os sofrimentos humanos na Síria e fizeram um apelo a todos os países-membros da ONU para aumentar sua contribuição a fim de satisfazer as necessidades humanitárias durante os próximos meses”, concluiu a declaração conjunta, publicada no site do Kremlin.

O porta-voz de Putin, Dmitri Peskov, disse para a imprensa russa que a declaração, pactuada neste sábado pelo ministro de Exteriores russo, Sergei Lavrov, e o secretário de Estado americano, Rex Tillerson, foi aprovada pelos dois presidentes num breve encontro durante a cúpula da Apec.

Acordo secreto com Turquia

O ex-conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca Michael Flynn teria considerado entregar à Turquia o pregador de oposição Fethullah Gulen, em troca de milhões de dólares – noticiaram veículos americanos nesta sexta-feira (10).

Segundo a rede de televisão NBC e o “The Wall Street Journal”, o procurador especial Robert Mueller está examinando um encontro de Flynn, seu filho, Michael Flynn Jr. e autoridades de alto escalão do governo turco, ocorrido pouco depois da eleição de Donald Trump como presidente.

Ambos os veículos citam diferentes fontes ligadas à ampla investigação liderada por Mueller sobre o eventual conluio entre a equipe de campanha de Trump e a Rússia para influenciar a eleição presidencial de novembro de 2016.

Realizada em dezembro de 2016 em um clube exclusivo de Nova York, a reunião teria sido sobre o pagamento de “um máximo de US$ 15 milhões para entregar Fethullah Gulen ao governo turco”, usando um avião privado para transportá-lo até a ilha-prisão de Imrali, no mar de Mármara, onde está detido Abdullah Ocalan, líder do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão). Gulen, que mora na Pensilvânia, é acusado pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de ter organizado o golpe de Estado fracassado de julho de 2016.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Papa pede que paróquias da Europa recebam famílias de imigrantes
Garota de 12 anos “supera” Albert Einstein e tira nota máxima em teste de QI
https://www.osul.com.br/os-presidentes-da-russia-vladimir-putin-e-dos-estados-unidos-donald-trump-confirmam-decisao-de-derrotar-o-estado-islamico-na-siria/ Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmam a decisão de derrotar o Estado Islâmico na Síria 2017-11-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar