Terça-feira, 19 de março de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba por que alguns celulares mudaram para o horário de verão no dia errado

Compartilhe esta notícia:

A internet reagiu com memes à antecipação do horário de verão. (Foto: Reprodução/Twitter)

Quem confiou nos relógios de celulares, computadores ou TVs neste domingo pode ter se perdido um pouco no tempo. Isso porque vários aparelhos adiantaram em uma hora automaticamente, como se o horário de verão brasileiro já tivesse começado. Mas por que isso aconteceu? Indícios apontam para um arquivo desatualizado.

Aparelhos com tabela de fuso horário desatualizada aplicaram regra de 2017 e avançaram uma hora no terceiro domingo de outubro. Mas não se trata apenas da falta de atualização por parte do dono de aparelho. Mesmo quem está com um telefone recente e atualizado teve problemas, porque alguns fabricantes de celulares com Android não repassaram as atualizações da tabela que define o início e o término dos horários de verão. Quem usa um aparelho mais antigo ou que não recebeu atualizações desde janeiro certamente sofreu com a mudança do horário.

Para manter o horário do celular ou tablet atualizado, são usadas múltiplas fontes. Quando disponível, o sistema recorre ao NITZ, o horário informado pela torre (rede) do celular. O NITZ também transmite informações sobre fuso horário. Foi um fuso horário incorreto no NITZ que causou o problema para clientes da TIM no dia 15.

Quando o NITZ não está disponível, o sistema pode usar um serviço chamado NTP. O NTP, apesar de sincronizar o relógio, não traz informações sobre o fuso horário. Nesses casos, o fuso horário é exclusivamente determinado por uma tabela conhecida como “TZ”.

A TZ pode entrar em ação mesmo que o NITZ esteja em uso, porque ela é muito mais abrangente. Ela informa ao sistema todas as datas em que é preciso atualizar o horário, em cada país e região, e ainda tem dados históricos para que datas apareçam corretamente em calendários e planilhas. Quando necessário, há informações até para anos específicos para se adequar às mudanças nas regras.

O fuso horário atualizado do Brasil só consta TZ desde o dia 12 de janeiro, porque o horário de verão em novembro foi oficializado pelo governo no decreto 9.242, de 15 de dezembro de 2017.

Por isso, todos os celulares que possuem uma tabela TZ de 2017 ou anterior ainda obedecem à regra antiga: o fuso horário começava no terceiro domingo de outubro, que é este dia 21.

Nova data

À meia-noite deste domingo, os relógios pularam para 1h. A mudança ocorreu dois fins de semana antes do início real do horário de verão no País, programado para começar no dia 4 de novembro.

Este ano, o início do horário especial foi adiado por conta do segundo turno das eleições, que será realizado no dia 28 de outubro. A data chegou a ser alterada para 18 de novembro, já que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado no próximo domingo, mas o governo federal recuou e, enfim, o início do horário de verão ficou fixado mesmo para o dia 4.

Mas esta não foi a primeira “confusão” envolvendo eletrônicos nesta semana. À meia-noite de segunda-feira passada, dia 15, alguns celulares com sistema iOS já haviam adiantado uma hora. Nesse caso, os aparelhos levaram em consideração o início do horário de verão do ano passado, que ocorreu na virada de 14 para 15 de outubro, no caso, um domingo.

A diferença é que dessa vez os computadores também foram afetados.

O horário de verão foi adotado pelo governo brasileiro em 1985 como estratégia para economia de energia elétrica, já que a luz do sol se estende até o início da noite e a luz natural pode ser aproveitada. Mas o ajuste não vale para todas as regiões e é aplicado apenas nos estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Este ano, a mudança nos relógios vai até 16 de fevereiro.

Internautas não perdoam

O adiantamento da mudança de horário levou à loucura a internet, que reagiu com memes à antecipação do horário de verão em celulares. Alguns usuários das companhias Vivo e Claro reagiram com criatividade à inconveniente perda de uma hora de sono em pleno domingo. Esta foi a segunda vez que o horário de verão foi antecipado erroneamente nesta semana. Clientes da operadora TIM relataram o mesmo problema na segunda-feira.

No Twitter, a hashtag #horariodeverao ficou no topo dos assuntos mais comentados no Brasil.
Ainda não há uma explicação de por que, em alguns sistemas operacionais, o adiantamento foi realizado com duas semanas de antecedência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Entenda o custo do funcionalismo público para a política e orçamento do governo
O Brasil e o Chile concluíram as negociações para o acordo de livre comércio
https://www.osul.com.br/os-relogios-de-computador-tv-e-celular-se-adiantaram-automaticamente-neste-domingo-duas-semanas-antes-do-horario-de-verao/ Saiba por que alguns celulares mudaram para o horário de verão no dia errado 2018-10-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar