Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Os segurados na faixa dos 50 anos que têm bastante tempo no mercado de trabalho já podem começar a planejar o pedido de aposentadoria ao INSS

Compartilhe esta notícia:

Mudanças nas normas da aposentadoria estão na Câmara dos Deputados. (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Os segurados na faixa dos 50 anos que têm bastante tempo no mercado de trabalho já podem começar a planejar o pedido de aposentadoria. No entanto, quanto mais novo o beneficiário for, maior será a mordida do fator previdenciário, que reduz os valores mensais em até 40%. Por isso, vale a pena fazer as contas para, dependendo do caso, se segurar na empresa mais um pouco e usufruir de um benefício melhor pelo resto da vida.

Pensando nisso, o jornal Diário de S. Paulo simulou o valor de benefícios para quem está nessa faixa. Para uma mulher com 54 anos, por exemplo, ter um ano a mais de contribuição representa um incremento de 50% na renda. Isso porque, aos 30 anos de idade, ela pega o fator previdenciário. Já ao completar 31 anos de trabalho, ela consegue chegar à soma 85, da regra 85/95, e receber o benefício integral.

Para uma segurada com média salarial de R$ 2 mil, por exemplo, o salário aos 30 anos de recolhimentos é de R$ 1.329. Já aos 31 chega aos 100% e fica com o valor cheio.

Períodos

Por isso, o presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), advogado Roberto de Carvalho Santos aconselha aos segurados serem criteriosos na hora de fazer o pedido da aposentadoria e buscarem períodos de tempo para constar no benefício e, consequentemente, aumentarem suas rendas.

Segundo o especialista, o primeiro passo é comparar a Carteira de Trabalho com o Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), um extrato das contribuições previdenciárias. No caso de segurados autônomos, é necessário analisar também as guias de recolhimentos.

“A partir daí, caso haja algum período que não está constando no Cnis, é hora de correr atrás. Se o trabalhador trabalhou com insalubridade algum momento, pode aumentar esse tempo na contagem especial. Também é possível buscar períodos trabalhados não registrados em carteira”, exemplificou.

Santos lembra ainda que, a partir do momento que o segurado completar os 35 anos de contribuição (ou 30, no caso das mulheres), ele já tem o direito adquirido e consegue se aposentar mesmo que haja mudança nas regras com a reforma da Previdência.

Mudanças

As mudanças nas normas da aposentadoria estão na Câmara dos Deputados para serem votadas. O presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que após a votação das denúncias contra o presidente Michel Temer já colocará a matéria para avaliação.

Com isso, a modalidade por tempo de contribuição, tanto pelo fator quanto pelo 85/95, serão extintas. Para se aposentar, será preciso ter 62 anos, se mulher, e 65, se homem, além de 25 anos de contribuições à Previdência Social. (Larissa Quintino/Diário de S. Paulo)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mega Sena acumula e no próximo sorteio vai pagar 30 milhões de reais
Para segurar o PSDB na base aliada, Temer convida Aécio para jantar no Jaburu
https://www.osul.com.br/os-segurados-na-faixa-dos-50-anos-que-tem-bastante-tempo-no-mercado-de-trabalho-ja-podem-comecar-planejar-o-pedido-de-aposentadoria/ Os segurados na faixa dos 50 anos que têm bastante tempo no mercado de trabalho já podem começar a planejar o pedido de aposentadoria ao INSS 2017-07-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar