Últimas Notícias > Notícias > Mundo > Manifestantes são dispersados com gás lacrimogêneo em Hong Kong em novo dia de protestos

Os símbolos do Rio Grande ganham destaque na Semana Farroupilha

Evento deste ano acontece em data distinta do desfile tradicional (Foto Jackson Ciceri/O Sul)

A Semana Farroupilha é um evento festivo do estado do Rio Grande do Sul, que se inicia a 14 de setembro a 20 de setembro com desfiles em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. O evento lembra o começo da Revolução Farroupilha, a maior revolução do Brasil que durou 10 anos e tinha como idéia a separação do Rio Grande do Sul do Brasil. Ainda hoje, existe esta ideia da separação do nosso estado do Brasil.
O Rio Grande do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localizado na Região Sul, possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte, o oceano Atlântico ao leste, o Uruguai ao sul, e a Argentina a oeste, sua capital é o município de Porto Alegre. Os símbolos do Rio Grande são o  Hino Rio-Grandense, que tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Maestro Joaquim José Mendanha.  Outro símbolo é a bandeira do Rio Grande do Sul, que tem sua origem nos desenhos de rebeldes durante a Guerra dos Farrapos, em 1835, mas sem o brasão de armas até então. Sua autoria é controversa; alguns apontam Bernardo Pires, enquanto outros apontam José Mariano de Mattos. A bandeira foi oficializada como bandeira do estado em 5 de janeiro de 1966, já com o brasão de armas na parte central. Quanto as cores da bandeira, a versão mais aceita é de que o verde e o amarelo representam o Brasil e a faixa vermelha representa o sangue da Guerra dos Farrapos, a república e a liberdade.

Deixe seu comentário: