Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Os técnicos Tite, Renato Portaluppi e Tiago Nunes ficaram empatados na premiação do jornal El País

Compartilhe esta notícia:

Tite comentou sobre as perspectivas da equipe brasileira. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Na segunda-feira (31), o jornal El País divulgou os vencedores do tradicional prêmio de melhores atletas, com o argentino Pity Martínez ganhando como melhor jogador e os brasileiros Dudu e Pedro Geromel entrando na lista da seleção ideal da América do Sul. Apesar dos jogadores serem os destaques, os treinadores foram lembrados e três brasileiros ficaram empatados na quarta posição, com dois votos cada: Tite, da Seleção Brasileira, Renato Portaluppi, do Grêmio e Tiago Nunes, do Athletico-PR. As informações são da Gazeta Esportiva.

Curiosamente, os três treinadores nacionais terminaram o ano em situações bem diferentes. O técnico da Seleção Brasileira finaliza 2018 com o ar de desconfiança do torcedor por causa do desempenho abaixo do esperado na Copa do Mundo, o comandante gaúcho termina em alta porém com a eliminação na Libertadores ainda “engasgada”, enquanto que Tiago Nunes teve seus melhores meses profissionais ao fazer um excelente trabalho com o Athletico-Pr, que culminou com o inédito título da Copa Sul-Americana.

O grande vencedor foi Marcelo Gallardo, treinador do River Plate na conquista do time argentino na Copa Libertadores da América deste ano. O treinador de 42 anos recebeu 87% dos votos e confirmou mais uma vez seu nome como um dos grandes treinadores da América do Sul nas últimas temporadas.

Já a segunda colocação ficou com um técnico bastante conhecido do torcedor palmeirense. Com 16 votos (5%), Ricardo Gareca, que comandou o Palmeiras em 2014, mostrou um bom e marcante trabalho comandando a seleção do Peru, levando a equipe sul-americana para uma Copa do Mundo após 36 anos de ausência (a última vez dos peruanos tinha sido em 1982).

Ranking

Segundo a Fifa (entidade máxima do futebol mundial), a Bélgica é a seleção do ano, seguida por França e Brasil. De acordo com a ATP (Associação de Tenistas Profissionais), os melhores do esporte em 2018 foram Djokovic, Nadal e Federer, nesta ordem. Entre quem discorde e quem concorde, os rankings, além de causar polêmicas, apontam tendências no esporte.

O “Ranking de Treinadores O Globo/Extra”, publicado pela primeira vez na última sexta-feira (28), apontou que Renato Portaluppi, com dois títulos e 62,3% de aproveitamento à frente do Grêmio, foi o melhor técnico do Brasil em 2018.

A pesquisa leva em conta todos os jogos oficiais dos treinadores que dirigiram clubes das Séries A ou B nos últimos 12 meses. Cada vitória ou empate é pontuada de acordo com a dificuldade da competição e fase disputada. Títulos e objetivos na temporada também contam para que os “professores” subam de posições no ranking, que analisou o trabalho de 77 treinadores.

A média de pontos por mês trabalhado de cada profissional é outro item considerado, o que garante equilíbrio entre treinadores que fizeram uma curta, porém boa temporada – como Felipão, segundo colocado com apenas cinco meses de Palmeiras –, e técnicos que trabalharam toda o ano, como Mano Menezes, do Cruzeiro, que ficou em terceiro. Tiago Nunes, do Athletico, fecha o G-4, só com gaúchos.

Tal qual o ranking da Fifa, o levantamento terá atualizações mensais. E como na classificação da ATP, considerará sempre os últimos 12 meses. O torcedor poderá, ao longo da temporada, comparar o desempenho do técnico do seu time com os rivais, bem como saber como foram as opções disponíveis no mercado no último ano.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

A liberação de apostas esportivas no Brasil abre um desafio para o governo
No aniversário de 50 anos de Michael Schumacher, a família do ex-piloto diz que faz o humanamente possível para ajudá-lo
https://www.osul.com.br/os-tecnicos-tite-renato-portaluppi-e-tiago-nunes-ficaram-empatados-na-premiacao-do-jornal-el-pais/ Os técnicos Tite, Renato Portaluppi e Tiago Nunes ficaram empatados na premiação do jornal El País 2019-01-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar