A Ospa e a cantora Fafá de Belém apresentam neste domingo um espetáculo no parque da Redenção, em Porto Alegre

Evandro Matté é o regente da grande apresentação gratuita. (Foto: Raquel Laks)

Neste domingo, Porto Alegre recebe mais uma edição do Estar Bem Sesc e Senac, com entrada franca. A partir das 18h, a Ospa  (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) volta ao Parque Farroupilha (Redenção), com um concerto ao ar livre, especial de fim de ano, sob a regência do maestro Evandro Matté. Na ocasião, uma convidada especial divide o palco com a Ospa pela primeira vez: a cantora Fafá de Belém.

Composições de Bernstein, Dvorák, Camrago-Guarnieri e Strauss estão no programa, além de uma seleção de música popular brasileira que ganhará forma na voz de Fafá, arranjada especialmente para este concerto por Alexandre Ostrovski Jr. O público é convidado a levar cadeiras.

Sobre o programa

O fim de tarde começa com a trilha do famoso musical ‘West Side Story’, conhecido como Amor, Sublime Amor, do compositor norte-americano Leonard Bernstein. Depois, a Ospa presta homenagem à música inspirada em dança, executando Vozes da Primavera, valsa de Johann Strauss II, a Dança Eslava nº 8, do checo Antonín Dvorák e a ‘Dança Brasileira nº 1, de Camargo Guarnieri.

Na segunda parte do evento, Fafá sobe ao palco para apresentar sucessos como Nuvem de Lágrimas, de Paulo Debétio e Paulinho Rezende, Ave Maria, de Jaime Redondo e Vicente Paiva, Canto ao filho que vai Nascer, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcellos, Leontina Fala de Flores, de Luiz Coronel e Raul Elwanger e Coração do Agreste, de Aldir Blanc e Moacyr Luz, entre outras músicas. Todos os arranjos são inéditos.

Evandro Matté

É diretor artístico e maestro da Ospa e da Orquestra Unisinos Anchieta, e diretor artístico do Festival Internacional SESC de Música, que acontece em Pelotas. Trompetista da Ospa desde 1990, é também coordenador cultural da Unisinos. Esteve à frente de orquestras do Uruguai, Argentina, China, República Checa e Alemanha. É coordenador do projeto social Vida com Arte, que atende 250 crianças, proporcionando inclusão social através da música.

Estar Bem Sesc e Senac

Antes do espetáculo, a partir das 9h, o público poderá participar de ações gratuitas, também na Redenção. Haverá atividades de saúde, com verificação de pressão arterial, glicemia, teste respiratório, cuidados com a higiene bucal e índice de massa corporal. As crianças podem se divertir com brinquedos infláveis, camas elásticas e jogos eletrônicos. Também estão previstas oficinas de trabalhos manuais, orientações nutricionais e lançamentos de grupos do Programa Sesc Maturidade Ativa. A Escola de Chimarrão estará presente no evento, oferecendo erva-mate e água quente. Ações de educação, serviço de massagem, corte de cabelo masculino e infantil, atendimento de barbeiro e avaliação podológica também estão na programação do dia.