Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Música Ospa realiza concerto gratuito em Caçapava do Sul

Compartilhe esta notícia:

No programa, estão obras de Mozart, Bizet, Sibelius e Dvorak, entre outros. (Foto: Reprodução)

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza concerto neste domingo (16), às 19h, na  Igreja Matriz de Caçapava do Sul. A apresentação,  uma homenagem ao bicentenário da instituição, terá regência de Arthur Barbosa. A entrada é franca.

No programa, estão obras de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-179), Georges Bizet (1838-1875), Jean Sibelius (1865-1957), Antonín Dvorak (1841-1904), Piotr I. Tchaikovsky (1864-1920), Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Aram Katchaturian (1903-1978).

O concerto começa com a abertura de “O Rapto do Serralho”, de Mozart. A peça, ambientada em um Oriente imaginado pelo austríaco, é marcada pelo “estilo turco” que tomou corpo na obra de compositores de Viena no final do século XVIII. Na sequência, a orquestra apresenta a Suite nº 1 de “Carmen”, a mais célebre ópera de Bizet. Inserida em um contexto espanhol, a produção tem um enredo que mistura amor e violência, envolvendo ciganos, soldados, contrabandistas e toureiros.

O finlandês Sibelius, cujos 150 anos de nascimento são lembrados neste ano, também é homenageado. Sua “Valsa Triste” foi composta para a peça “Kuolema”, de Arvid Järnefelt, e será apresentada. Com destaque para obras de cunho nacionalista e folclórico, o repertório segue com a “Dança Eslava nº 7”, de Dvorák. Inspirado nas “Danças Húngaras” do seu amigo Brahms, ele compôs as “Danças Eslavas” entre 1878 e 1886.

A Valsa de “O Lago dos Cisnes”, parte do balé de Tchaikovsky, é a seguinte no programa. Já o brasileiro Nepomuceno, o próximo do repertório da Ospa, ficou conhecido justamente por explorar a matéria-prima cultural nacional. O seu “Batuque”, última parte da “Série Brasileira”, do final do século 19, traz elementos rítmicos da dança afro-brasileira, coisa até então pouco explorada. A seguir, a orquestra executa a Valsa da suite “Masquerade”, de Katchaturian. O compositor escreveu a obra para a peça de mesmo nome do russo Mikhail Lermontov.  O Farandole de “L’Arlésienne”, de Bizet, encerra a noite. Trata-se de um dos movimentos da música do espetáculo de Alphonse Daudet.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Música

Domingo tem programação especial para a família no Santander Cultural
Aos 57 anos, Sharon Stone resolve posar nua de novo
https://www.osul.com.br/ospa-realiza-concerto-gratuito-em-cacapava-do-sul/ Ospa realiza concerto gratuito em Caçapava do Sul 2015-08-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar