Sábado, 20 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Otimismo norteia o segmento do cooperativismo de crédito

Compartilhe esta notícia:

Gerson Seefeld, diretor executivo da Central Sicredi Sul (Foto: Divulgação)

O diretor executivo da Central Sicredi Sul, Gerson Seefeld, apresentou ao mercado esta semana a nova logomarca da Cooperativa, que passou por um processo evolutivo. A marca que até então vinha sendo utilizada foi implantada em 2001. Agora, o conceito ampliado traz um catavento – com sete pás, que simbolizam os sete princípios universais do cooperativismo – e um visual clean e despojado. “É um design mais limpo e atual”, reitera o diretor.

Simultaneamente, ele revelou os bons números obtidos em 2016 pelo Sicredi, que traduzem a força da instituição e o acerto em sua administração, focada em solidez e em oferecer resultados aos seus associados em todo o território nacional.

No País, o Sicredi conta com 3,4 milhões de associados em 20 Estados da Federação, totalizando atualmente 118 cooperativas com 1.523 pontos de atendimento, estando presente em 1.171 cidades. “Em 181 cidades, o Sicredi é a única instituição financeira presente”, diz Seefeld, destacando que, “em 103 municípios, o atendimento é pleno, operando em horário comercial bancário”, suprindo demandas das comunidades. O total de colaboradores chega a 19,6 mil.

Cooperativismo no Sul – Os números do Rio Grande do Sul também não deixam nada a desejar. Segundo o diretor executivo, no ano passado, 315 novas vagas de trabalho foram abertas no Estado, totalizando 7.409 colaboradores. No RS, são 582 pontos de atendimento distribuídos em 39 cooperativas, presentes em 453 municípios, “que representam 91% do total das cidades gaúchas”. São 1,566 milhão de associados, número que expressa aproximadamente 13% da população gaúcha.

O montante de operações de crédito em 2016 chegou a 14,650 bilhões de reais, segundo dados auditados pelo Banco Central. Em depósitos totais, foram 17,622 bilhões de reais, ou seja, um crescimento na ordem de 17,42% sobre 2015. A carteira da poupança também avançou, fechando o ano com 3,578 bilhões de reais, um crescimento de 30,40%. “A grande frente de captação da poupança vem do crédito rural.”

Seefeld também apresentou dados referentes aos ativos totais, na casa dos 29,8 bilhões de reais, um crescimento de 16,30% e um patrimônio líquido de 4,67 bilhões, número que aponta crescimento de 19,13% comparado ao mesmo período do exercício anterior.

Mas não fica nisso. Os bons números do Sicredi promovem otimismo e uma projeção para 2017 promissora. A Cooperativa quer cada vez mais buscar parcerias junto aos setores produtivos, pois identifica aí seu DNA, presente por exemplo na pecuária de corte e leiteira, nas cadeias do arroz, aves e suínos, entre outras.

As parcerias com entidades setoriais, sindicais e órgãos públicos também faz parte deste posicionamento, sendo que a expansão deverá continuar por Santa Catarina, chegando em Minas Gerais, que surge neste mapa com grande potencial de negócios e planos de crescimento ainda em 2017.

Além disso, oito novas agências deverão ser abertas neste ano com ampliação de números de associados, ativos totais, crédito total, depósitos totais e poupança. Expansão em todas as frentes e ainda no crédito imobiliário é o foco para 2017. Um desafio permeado por garra e certezas. (Clarice Ledur/ o Sul)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

A disputa comercial entre os Estados Unidos e a China está alterando o mercado mundial de alimentos
Temer quer selar até março pacto para destravar a infraestrutura
https://www.osul.com.br/otimismo-norteia-o-segmento-do-cooperativismo-de-credito/ Otimismo norteia o segmento do cooperativismo de crédito 2017-02-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar