Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Pague menos Imposto de Renda com despesas de saúde pouco conhecidas

Compartilhe esta notícia:

É possível incrementar o total de dedução declarado. (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Consultas médicas, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, exames clínicos, planos de saúde, exames laboratoriais, estabelecimentos geriátricos qualificados como hospital estão entre as despesas mais comuns a serem declaradas no IR (Imposto de Renda). Mas, existem ainda aquelas menos conhecidas e que podem incrementar o total de dedução declarado.

O abatimento integral dos gastos no cálculo do IR vale para você e também para os dependentes. Nesse caso, você deve criar um novo lançamento na ficha “Pagamentos Efetuados” e selecionar o campo “Dependente”.

No caso do alimentando (pessoa para quem paga pensão alimentícia), o contribuinte pode abater despesa com saúde, desde que a responsabilidade pelo pagamento esteja prevista em decisão judicial.

Cirurgias estéticas podem ser deduzidas

É possível deduzir todos os gastos com cirurgia plástica, reparadoras ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente. As despesas com prótese de silicone também podem ser deduzidas, desde que o seu valor integre a fatura emitida pelo hospital relativamente a uma despesa médica dedutível.

Da mesma forma, outros gastos podem ser abatidos, desde que constem na conta do hospital ou na conta emitida pelo médico, tais como: compra e colocação de marca-passo e gastos com instrumentador cirúrgico, assistente social, enfermeiro e massagista.

Próteses e aparelhos

Próteses dentárias, assim como a colocação e manutenção de aparelho dentário, integram a conta do dentista e entram como despesas dedutíveis. Basta que o profissional forneça a nota fiscal para o contribuinte.

Cadeiras de rodas, calçados e palmilhas ortopédicas, pernas e braços mecânicos são informados como despesas médicas na declaração e também podem ajudar a reduzir a mordida do Leão.

Gastos no exterior

Se você ou algum dependente realizou tratamento médico, ou passou por cirurgia no exterior, saiba que pode deduzir os gastos no Imposto de Renda. É preciso comprovar as referidas despesas. Os gastos com passagem e hospedagem não são dedutíveis.

Dependentes com deficiência

Para dependentes com deficiência física ou mental, a forma de declarar as despesas com instrução é diferenciada, pois todos os gastos podem ser declarados como despesas médicas, desde que exista laudo médico atestando o estado de deficiência, e os pagamentos sejam feitos a entidades especializadas para esse fim.

Tenha comprovante de tudo

Toda e qualquer valor declarado à Receita Federal para abatimento de Imposto de Renda precisa ser comprovado por meio de notas fiscais, recibos de pagamento ou outro documento idôneo.

Como as deduções com despesas médicas são integrais, a fiscalização é maior. Desta forma, aumentam os riscos de ser chamado para prestar esclarecimentos e ter que apresentar comprovação dos gastos declarados.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Queda de um meteoro é registrada no Rio Grande do Sul
Vaticano reabre escadas em que Jesus teria subido antes do seu julgamento
https://www.osul.com.br/pague-menos-imposto-de-renda-com-despesas-de-saude-pouco-conhecidas/ Pague menos Imposto de Renda com despesas de saúde pouco conhecidas 2019-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar