Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Países seguem a Arábia Saudita e cortam relações diplomáticas com o Irã

Compartilhe esta notícia:

A relação entre Arábia Saudita e Irã voltou a se deteriorar depois de os sauditas executarem o clérigo xiita Nimr Baqir al-Nimr (na foto). (Foto: Reprodução)

O Sudão, o Bahrein e os Emirados Árabes Unidos anunciaram nessa segunda-feira o corte das relações diplomáticas com o Irã.

Os países seguiram a Arábia Saudita, que rompeu com o país após representações diplomáticas em Teerã e em Mashhad terem sido alvos de ataques. O Irã acusa a Arábia Saudita de agravar tensões e confrontos na região.

Bahrein acusa com frequência o Irã de estar por trás de uma insurgência xiita desde que ocorreram protestos em 2011 contra os governantes sunitas.

A relação entre Arábia Saudita e Irã voltou a se deteriorar depois de os sauditas executarem o clérigo xiita Nimr Baqir al-Nimr, uma importante figura do movimento de contestação contra o regime. Além dele, outras 46 pessoas foram mortas após serem condenadas por “terrorismo”, incluindo jihadistas sunitas acusados de ligação com a Al Qaeda.

A execução do clérigo causou protestos entre os árabes xiitas e manifestantes invadiram a embaixada da Arábia Saudita em Teerã, onde 40 pessoas foram presas.

O ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir, considerou os ataques às representações diplomáticas uma violação das convenções internacionais. O Irã afirmou que o rompimento decidido pela Arábia Saudita não apagará o erro estratégico da execução do clérigo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

701 mil motoristas gaúchos pagaram 500 milhões de reais em IPVA
“Star Wars” supera “Titanic” e já é a segunda maior bilheteria da história
https://www.osul.com.br/paises-seguem-a-arabia-saudita-e-cortam-relacoes-diplomaticas-com-o-ira/ Países seguem a Arábia Saudita e cortam relações diplomáticas com o Irã 2016-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar