Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Sociedade - Gasparotto Paladar dos Reis

Compartilhe esta notícia:

Lembranças do interior da França: esse é o sentimento de quem chega na Alban Rossollin l’Artisan. (Foto: Pedro Antonio Heinrich/especial)
Gasparotto

 

“A comemoração da chegada dos Reis Magos para homenagear
o nascimento de Jesus, dia 6 de janeiro,
traz a primeira “tentação” do ano, a “galette des rois”.

Jacques Genin – patissier de Paris

 

  • O chef pâtissier Alban Rossollin proporcionou acompanhar os preparativos de uma Galette des Rois, a torta criada para celebração do Dia de Reis, no seu charmoso café da Rua Coronel Bordini. A chegada ao local, que conjuga um pátio no estilo francês, um recanto com mesas e uma outra ala com venda de peças curiosas e de bom gosto, tornou ainda mais atraente a experiência.
  •  Já saboreei a Galette de Rois de várias precedências, mas pela primeira vez participei dos preparativos, graças ao jovem patissier. Alban, cujo prenome é o mesmo do compositor austríaco Alban Maria Johannes Berg – cuja ópera Lulu tem a minha preferência -, segue a linha tradicional, sem exageros. Preparou a massa folhada, e em seguida trabalhou com a frangipane – ou creme de amêndoas. Solicitou minha participação para colocar a fave – figurinha de porcelana (até hoje chamada de ‘favas’) que fica escondida dentro da Galette des Rois. Ela proporciona ao sortudo que receber a fatia com o recheio ser considerado o Rei da comemoração.
  • Depois de completar a criação, pincelando ovo sobre a galette para conseguir o bonito dourado, levou ao forno. Tomamos um café especial aguardando o resultado final. A galette de Rois de Alban tem como complemento uma coroa dourada, assim como a fave, importada da França.
  •  O fotógrafo Pedro Antônio Henrich fez o registro da tarde, como vocês poderão conferir no Portal. Outro capitulo foi a comemoração de Reis, quando saboreamos a deliciosa torta e brindamos ao ganhador da coroa de Rei da noite.
  •  Vale recordar outra frase, esta da poetisa Cora Coralina, que também fazia doces: “Recria tua vida sempre, sempre. Remove pedras, planta roseiras e faz doces. Recomeça.”

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sociedade - Gasparotto

Paisagens inesquecíveis
Agenda
https://www.osul.com.br/paladar-dos-reis/ Paladar dos Reis 2017-01-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Sociedade - Gasparotto Nova etapa

Sociedade - Gasparotto Pierrô & colombina

Sociedade - Gasparotto Carnaval no circo

Sociedade - Gasparotto Agenda