Últimas Notícias > Esporte > Luan e Ramiro participam de treinamento com bola na reapresentação do Grêmio

Palestra sobre sistema VRF encerra ano de qualificações da ASBRAV. Associação promove constantes atividades para o setor refrigerista

Crédito: divulgação

A busca constante pela qualificação fez com que a ASBRAV – Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação realizasse treze cursos, palestras e workshops durante todo ano de 2017. De acordo com o presidente da ASBRAV, Eduardo Hugo Müller, o objetivo da organização é levar conhecimento aos profissionais do segmento, melhorando, consequentemente, o mercado refrigerista do Sul do país.

– Organizamos diversos eventos neste ano e estamos satisfeitos com o nível de qualificação destas atividades. Foram treze encontros nos três estados de atuação da ASBRAV, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para 2018, já estamos projetando diversos cursos e algumas novidades para ajudar ainda mais no desenvolvimento do setor – avalia Müller.

A última palestra do ano ocorreu na noite de quinta-feira (07/12), na sede da associação em Porto Alegre (RS). O diretor de soluções ductless da Trane, Matheus Lemes, falou sobre projetos de instalação dos sistemas de climatização VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), que apresentam aspectos fundamentais para a segurança dos usuários e aplicação correta de níveis de eficiência energética conforme os padrões vigentes.

– No mercado brasileiro, muitos aspectos não cuidados com a atenção devida nos projetos ou nas instalações por desconhecimento, além do fato de não termos normativas equivalentes no país. Precisamos ter uma educação maior do mercado de ar condicionado. Entidades como a ASBRAV e a ABRAVA buscam essas normativas e qualificações para que tenhamos um patamar de qualidade nas instalações e eficiência energética e segurança diferente do que temos hoje – relata Lemes.

Matheus Lemes é líder nacional para iniciativas estratégicas do setor de controle climático. Formado em engenharia de controle e automação industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui MBA executivo pelo IBMEC e é mestre em Global Business Administration, pela Universidade de Manchester, Reino Unido.

Outras informações sobre as qualificações da ASBRAV podem ser obtidas no site asbrav.org.br ou pelos telefones (51) 3342 2964, 3342 9467, 986 34 2416 986 34 2417. A sede em Porto Alegre fica na Rua Arabutan, 324, Bairro Navegantes.

Deixe seu comentário: