Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
28°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Papa diz que é um “escândalo” o homem ganhar mais do que a mulher

Compartilhe esta notícia:

Declaração do pontífice foi dada em discurso geral na Praça de São Pedro, no Vaticano. Foto: Alessandra Tarantino/AP

O papa Francisco fez nesta quarta-feira (29) um apelo enfático pelo fim da diferença salarial entre homens e mulheres e classificou a situação como “um escândalo” que cristãos deveriam reprovar. “Por que é dado como certo que mulheres devem ganhar menos que homens? Não! Elas possuem os mesmos direitos. A discrepância é um escândalo”, disse o pontífice, a milhares de pessoas em seu discurso geral na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Levantando a voz para dar ênfase à situação, Francisco afirmou que cristãos deveriam “definitivamente apoiar o direito de igualdade salarial para trabalhos iguais”. Mulheres na União Europeia receberam em média 16,4% a menos que homens em 2013, de acordo com estatísticas da agência Eurostat, e dados norte-americanos indicam que mulheres ganham 77 centavos de dólar a cada dólar que um homem ganha.

Francisco quer que mulheres tenham um papel maior na Igreja Católica romana ao redor do mundo e na burocracia do Vaticano, mas declarou que “a porta está fechada” para a possibilidade de mulheres se tornarem padres. A igreja ensina que elas não podem se tornar padres porque Jesus deliberadamente escolheu somente homens como seus apóstolos. Os que defendem o sacerdócio feminino rejeitam essa versão e alegam que Jesus agiu de acordo com as normas de sua época.

ONU

O relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformar as Economias para Realizar os Direitos, divulgado na segunda-feira (27) pela ONU (Organização das Nações Unidas) Mulheres, mostra que no mundo, em média, os salários das mulheres são 24% inferiores aos dos homens. “As mulheres continuam recebendo em todo o mundo um salário diferente pelo mesmo tipo de trabalho e têm menores probabilidades que os homens de receber uma pensão, o que resulta em grandes desigualdades em termos de recursos recebidos ao longo da vida”, informa o documento das Nações Unidas. A pesquisa recomenda dez prioridades para a ação pública a fim de diminuir a desigualdade. Ressalta, ainda, que as políticas econômicas e sociais devem trabalhar em conjunto.

Brasil

O Brasil é um dos países em destaque no relatório da ONU. O estudo mostra que, de 2001 a 2009, a taxa de participação da mulher na população ativa subiu de 54% para 58%. Além disso, foi ampliada a cobertura de proteção social com empregos com carteira de trabalho. A proporção das mulheres com carteira assinada aumentou de 30% para 35%. “A duplicação do salário mínimo nos anos 2000 também teve importantes efeitos sobre as disparidades salariais (…). Entre 1995 e 2007, tal disparidade caiu de 38% para 29%”, diz o texto.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

A empreiteira OAS pretende delatar ministros do Tribunal de Contas da União
Mãe do ex-ministro José Dirceu morre, aos 97 anos, em Minas Gerais
https://www.osul.com.br/papa-diz-que-e-um-escandalo-o-homem-ganhar-mais-do-que-a-mulher/ Papa diz que é um “escândalo” o homem ganhar mais do que a mulher 2015-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar