Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Para conter a alta do dólar, o Banco Central fará uma atuação extra no câmbio na segunda-feira

Compartilhe esta notícia:

Na foto, o edifício-sede do Banco Central do Brasil. (Foto: Beto Nociti/BCB)

Após o dólar fechar em alta pelo sexto pregão consecutivo nesta sexta-feira (18), o BC (Banco Central) anunciou que fará uma oferta adicional de swap cambial, que equivale à venda de dólares no mercado futuro, a partir da semana que vem. O objetivo é tentar conter a alta da moeda americana. Ao todo, serão leiloados 15 mil contratos na próxima segunda-feira (21), entre 9h30min e 9h40min, informou a autoridade monetária, em nota. As informações são da Agência Brasil.

A data de início dos contratos será no primeiro dia útil após a realização do leilão, informou o BC, que ainda ressaltou que “os montantes das ofertas adicionais de swap poderão ser revistos” e que o órgão “se reserva o direito de realizar atuações discricionárias, caso seja necessário”.

Além do leilão adicional de swap, o Banco Central dará continuidade à rolagem integral dos contratos que vencem em 1º de junho. A medida já vinha sendo adotada ao longo dessa semana, em que o dólar acumulou alta de 3,85% frente ao real.

A nota do BC ressalta que sua atuação no mercado cambial é separada de da política monetária, numa clara referência à decisão dessa semana do Copom (Conselho de Política Monetária) de manter a taxa básica de juros da economia (Selic) em 6,5%. A medida foi interpretada como uma tentativa de evitar efeitos da inflação em decorrência da valorização do dólar, que pode encarecer produtos e serviços importados em moeda estrangeira.

“O Banco Central reitera que eventuais impactos de choques externos sobre a política monetária são delimitados por seus efeitos secundários sobre a inflação [ou seja, pela propagação a preços da economia não diretamente afetados pelo choque]”, informou o banco. De acordo com o BC, os efeitos da alta do dólar “tendem a ser mitigados pelo grau de ociosidade da economia e pelas expectativas e projeções de inflação ancoradas nas metas. Não há, portanto, relação mecânica entre o cenário externo e a política monetária”, conclui a nota

Impacto nos preços

As sucessivas altas do dólar podem impactar nos preços de insumos importados e na geração de emprego, mas os preços nos supermercados devem ser afetados de forma leve, segundo avaliação de economistas.

O economista Jackson De Toni, que é gerente de Planejamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), diz que a alta do dólar deve impactar em todas as commodities internacionais que estão vinculadas à moeda americana. “Todas as áreas que dependem de importação de insumos, produtos ou manufaturados que vêm do exterior, por exemplo, os componentes básicos da indústria farmacêutica, o trigo importado, vemos também nos preços dos combustíveis”, avalia.

Segundo De Toni, a geração de empregos no futuro também pode ser afetada. “O aumento de custos que as empresas têm em relação ao dólar aumenta o preço aos consumidores e vai comprimir o lucro das empresas. Isso pode diminuir no futuro a capacidade que essas empresas têm para investir, que vem da receita que elas tiveram no passado e o que vai diminuir uma geração de empregos menor no futuro”, avalia.

Para ele, outra consequência do aumento do dólar é que as empresas brasileiras estão endividadas em dólar, principalmente as de médio e grande porte que tomaram empréstimo para aumentar oferta. “Isso afeta sua capacidade de pagamento em dólar”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Saiba quem é Meghan Markle, a atriz que se casa com o príncipe Harry neste sábado
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul registra mais de mil casos de toxoplasmose em Santa Maria
https://www.osul.com.br/para-conter-a-alta-do-dolar-o-banco-central-fara-uma-atuacao-extra-no-cambio-na-segunda-feira/ Para conter a alta do dólar, o Banco Central fará uma atuação extra no câmbio na segunda-feira 2018-05-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar