Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Para não perderem as vantagens de serem cidadãos europeus, britânicos correm para se naturalizarem espanhóis

Compartilhe esta notícia:

Brexit está fazendo com que muitos ingleses busquem a cidadania espanhola (Foto: Reprodução)

Desde o referendo que decretou a saída do Reino Unido da UE (União Europeia) há ingleses vivendo em um mar de incertezas. Quem mora em outros países da Europa, como a Espanha, teme perder direitos que eram garantidos: a residência, o acesso à saúde pública e o visto para trabalhar. Uma das saídas é renunciar à cidadania britânica e optar pela espanhola, o único caminho seguro para contornar o limbo legal em que a política da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, colocou muitos ingleses.

Centenas de pessoas já deram esse passo angustiante. As inscrições de britânicos para passar no exame de cidadania espanhola aumentaram 431% desde janeiro, em relação à média do ano anterior, segundo dados oficiais do Ministério da Justiça.

As autoridades não dão conta das solicitações. A Espanha é o país europeu com mais expatriados britânicos: 308.821 (quase o dobro da França). Eles têm agora os mesmos direitos que os espanhóis, exceto a possibilidade de votar em eleições gerais ou autonômicas.

História se repete em outros países

Entre os direitos em risco, estão a circulação e residência nos 28 países do bloco, a possibilidade de trabalhar sem precisar de vistos e o reconhecimento automático de diplomas universitários.

A situação é ainda mais delicada para os aposentados britânicos que escolheram se mudar para as costas de Valência e de Andaluzia. As consequências do Brexit poderiam deixá-los sem cobertura médica pública num momento da vida em que nenhum seguro privado os aceitaria.

A Espanha não tem um acordo de dupla cidadania com o Reino Unido e não permite que os britânicos naturalizados mantenham sua nacionalidade original. Por sua vez, um espanhol que adquira a nacionalidade britânica tem o direito às duas cidadanias, se quiser.

Os ingleses que moram na Espanha mantêm a esperança de que o Brexit seja amigável e atenda aos direitos dos expatriados. Porém, desde que na semana retrasada May invocou o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, iniciando as negociações de saída, a discussão tornou-se azeda.

Para eles, o ruído diplomático entre o Reino Unido e a Espanha complica a expectativa de um acordo bilateral que blinde os direitos dos respectivos migrantes depois do Brexit.

A maioria começa a mudar de cidadania. A história se repete em quase todos os países da União Europeia. Normalmente, a opção mais lógica é a Irlanda, que tem vínculos muito próximos com o Reino Unido e ainda permite a possibilidade de ter a dupla nacionalidade.

Porém, também há ingleses que rastreiam suas raízes na Itália, ou investigam leis de reparação, como na Alemanha, para descendentes de pessoas perseguidas durante o nazismo, ou em Portugal para judeus de origem sefardita. (AG)

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia Civil prende três foragidos da Justiça em Porto Alegre e Canoas
Camarão que mata com “ataque sônico” é batizado com o nome de Pink Floyd
https://www.osul.com.br/para-nao-perderem-vantagens-de-serem-cidadaos-europeus-britanicos-correm-para-se-naturalizarem-espanhois/ Para não perderem as vantagens de serem cidadãos europeus, britânicos correm para se naturalizarem espanhóis 2017-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar