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Brasil Para o instituto Datafolha, os programas jornalísticos de TV são a principal fonte de informação do eleitor sobre os presidenciáveis

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No RS, disputam o Palácio Piratini José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSDB). (Foto: TSE/Divulgação)

A mais recente pesquisa do instituto Datafolha mostra que os programas jornalísticos de TV são a principal fonte utilizada pelos eleitores para buscar informações sobre os candidatos à presidente da República. O mesmo levantamento apurou a intenção de voto nos postulantes ao Palácio do Planalto.

De acordo com a consulta, 35% dos entrevistados disseram se informar sobre os presidenciáveis em jornais televisivos. Já a segunda fonte principal de informação dos eleitores é o horário eleitoral na TV – 28% dos entrevistados disseram utilizar essa fonte.

Na sequência, estão notícias em sites de jornais ou de revistas (22%), notícias no Facebook (21%) e os sites do candidatos (16%).

A margem de erro do levantamento (feito no dia 10 e registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-02376/2018) é de dois pontos percentuais para menos ou para mais. Foram ouvidos 2.804 eleitores com idade igual ou superior a 16 anos, em 197 municípios de todo o País. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Índices

– Programas jornalísticos de televisão: 35%;

– Horário eleitoral na TV: 28%;

– Notícias em jornais ou revistas na internet: 22%;

– Notícias no Facebook: 21%;

– Site do candidato na internet: 16%;

– Notícias no WhatsApp: 11%;

– Programas jornalísticos no rádio: 10%;

– Notícias em jornais impressos: 9%;

– Horário eleitoral no rádio: 7%;

– Notícias no Instagram: 5%;

– Notícias em revistas impressas: 4%;

– Notícias no Twitter: 3%;

– Não busca informações: 3%;

– Nenhuma fonte: 6%;

– Não opinou: 2%.

Horário eleitoral

De acordo com a pesquisa, o índice de menções ao horário eleitoral na TV (segunda principal fonte de busca de informações) recua conforme aumenta o grau de instrução do entrevistado (31% entre os menos instruídos e 21% entre os mais instruídos) e a renda familiar mensal (31% entre os mais pobres ante 16% entre os mais ricos).

Ainda segundo a pesquisa, 38% dos entrevistados da região Norte disseram que a principal fonte de busca de informações sobre presidenciáveis é o horário eleitoral na TV – o patamar mais alto dentre todas as regiões.

Mais cedo, o Datafolha havia divulgado outro extrato da pesquisa, que aponta que 64% dos eleitores assistiram aos blocos dos presidenciáveis no horário eleitoral gratuito na TV. Também segundo a pesquisa, 36% do eleitorado considera a propaganda dos candidatos à Presidência “muito importante” para a decisão do voto.

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