Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ministério da Educação diz que estudante de medicina reprovado em novo exame não fará residência médica

Compartilhe esta notícia:

Quem tiver baixa performance na prova ficará impedido de receber o diploma de médico (Foto: Reprodução)

O MEC (Ministério da Educação) anunciou nesta sexta-feira (01) que prevê realizar em agosto o primeiro exame nacional dos alunos de medicina no Brasil. O objetivo é realizar o monitoramento progressivo da qualidade desse ensino no País. A cada dois anos, graduandos do segundo, quarto e sexto anos serão obrigados a fazer a prova, batizada de Anasem (Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina). A ideia é que o exame ocorra semestralmente.

A avaliação nacional a cada dois anos já havia sido anunciada em agosto de 2015 pelo então ministro Renato Janine Ribeiro. A criação do exame foi proposta pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) em 2014, como parte das alterações nas diretrizes curriculares de medicina.

Segundo o ministro Alozio Mercadante, as provas serão exigidas como critério para que o aluno possa se formar e será “condição essencial para entrada na residência médica”. “A cada dois anos vamos ter avaliação do progresso do aluno e das instituições”, disse. “Será um exame condicionante à sua formação, uma avaliação muito mais completa.”

De acordo com Mercadante, no segundo e quarto ano, a prova será feita em modalidade semelhante a dos treineiros, na qual as notas serão apenas acompanhadas e servirão para o aluno verificar o próprio desempenho.

A última prova terá caráter eliminatório: o estudante que tiver resultado abaixo da nota de corte terá de refazer a prova por ser um exame criado para avaliar “condições mínimas e essenciais para se formar”. A reprovação vai significar veto ao diploma e impossibilidade de entrada na residência médica. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Top model aparece sem maquiagem na internet e recebe enxurrada de críticas
Uma casa construída há quase 100 anos foi transferida de lugar
https://www.osul.com.br/para-obter-o-diploma-de-medico-o-formando-agora-dependera-de-aprovacao-em-exame-nacional/ Ministério da Educação diz que estudante de medicina reprovado em novo exame não fará residência médica 2016-04-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar