Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Para recuperar credibilidade, governo quer garantir autonomia do Banco Central no controle da inflação

Compartilhe esta notícia:

Na Capital gaúcha, o IPC-S registrou variação de 0,09%. (Foto: Banco de Dados)

Para tentar estabilizar a economia, a ordem no governo é deixar o BC (Banco Central) fazer o que for necessário para controlar a inflação, que explodiu depois de sucessivos erros da política econômica. A diretriz do Palácio do Planalto, em sintonia fina com o Ministério da Fazenda, é dar previsibilidade e confiança aos agentes econômicos para recuperar a credibilidade.

Por isso, na semana que vem, o Copom (Comitê de Política Monetária) deverá começar a aumentar os juros básicos, que estão em 14,25% ao ano. O aval para um novo ciclo de aperto vem em um momento em que o PT pede mais medidas pró-crescimento e pressiona por uma política monetária menos austera.

A percepção da equipe econômica é que, se nada for feito, o País poderá entrar em um “limbo inflacionário”, ou seja, a inflação cairia dos atuais 10,67% para algo em torno de 8% ou 7% e não cederia mais. Para fugir dessa armadilha, seria preciso uma dose maior de remédio, que teria gosto menos amargo que o percebido em outros ciclos de aperto monetário.

No BC, cresce a ideia de que mais juros não significam mais desemprego. A avaliação é que a economia está tão debilitada que taxas maiores não afetariam o consumo. Atuariam apenas nas expectativas de empresários, economistas e consumidores. “O nível de juros está em um patamar que deixará a gente no limbo. O céu seria ter uma alta de juros que controlasse a inflação. O inferno seria ter corte e chegarmos a uma hiperinflação de 15% a 20%”, afirmou uma alta fonte da equipe econômica. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

O maior traficante de drogas do México queria transformar sua vida em filme
Conheça a atriz que mediou o encontro de Sean Penn com o traficante mexicano
https://www.osul.com.br/para-recuperar-credibilidade-governo-quer-garantir-autonomia-do-bc-no-controle-da-inflacao/ Para recuperar credibilidade, governo quer garantir autonomia do Banco Central no controle da inflação 2016-01-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar