Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Armando Burd Para voo próprio

Compartilhe esta notícia:

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Tem até um tom poético a saída do PMDB do governo, lembrando uma estrofe do parnasiano Raimundo Correia:

“Vai-se a primeira pomba despertada… / Vai-se outra mais… mais outra… enfim dezenas / De pombas vão-se dos pombais, apenas / Raia sanguínea e fresca a madrugada…”

Começou ontem com Henrique Meirelles, do Turismo, e segue hoje. Após cinco anos, três meses e 29 dias de participação apagada no governo, mesmo com sete ministérios, o PMDB solta as amarras e não terá volta: precisará ter candidato próprio à Presidência da República em 2018. A última vez foi com Orestes Quércia em 1994.

 CINTO APERTADO

Na entrevista coletiva de ontem, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, destacou três pontos:

  • a dívida total do Rio Grande do Sul atinge 61 bilhões e 800 milhões de reais. Corresponde a mais de duas arrecadações anuais de impostos.
  • A cada final de mês, faltam 500 milhões de reais para pagamentos de fornecedores, prestadores de serviços e salários do funcionalismo.
  • A proposta de renegociação apresentada pela União reduzirá em 150 milhões por mês o pagamento da dívida, mas surpreende ao proibir contratações de servidores e concessões de aumentos salariais entre outras restrições.

Quanto ao último item, vai na contramão do que o PT prega.

 

GRANDE DESEMPENHO

O balanço do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, divulgado ontem, bate recorde com lucro líquido de 262 milhões e 990 mil reais. O vice-presidente Odacir Klein, representando o Rio Grande do Sul, honra a tradição dos grandes administradores da instituição criada em 1961 pelos governadores Leonel Brizola, Celso Ramos, de Santa Catarina, e Ney Braga, do Paraná. Há 55 anos, impulsiona o desenvolvimento e gera empregos nos três Estados do Sul.

 

HÁ 10 ANOS

A 29 de março de 2006, foi apresentado o relatório final da CPI dos Correios, afirmando que o mensalão existiu, mas poupando o presidente Lula. Reforçou, porém, a suspeita sobre o negócio feito entre a Telemar e a empresa de jogos eletrônicos Gamecorp, de Fábio Luiz, filho de Lula. O relatório detalhou o valerioduto e tratou os empréstimos como fraudes. O relator, deputado federal Osmar Serraglio, do PMDB, propôs o indiciamento de 124 pessoas, entre elas os ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken; os ex-dirigentes do PT José Genoino, Sílvio Pereira e Delúbio Soares; e o ex-deputado federal Roberto Jefferson, que denunciou o mensalão.

 

EMPRÉSTIMOS

Missão do Banco Mundial chega esta semana a Porto Alegre para vistoriar a aplicação de 91 milhões e 500 mil reais que financiou, no ano passado, para recuperação de escolas estaduais. O secretário da Educação, Vieira da Cunha, pedirá mais 150 milhões para continuar as obras.

 

VAI COBRAR

A Frente Parlamentar da Segurança Pública será criada amanhã e dará dor de cabeça ao governo pelos questionamentos que fará. Iniciativa do deputado Jorge Pozzobom com apoio unânime da Assembleia Legislativa.

 

RÁPIDAS

* Quase cinco meses após o rompimento da barragem em Minas Gerais, o vazamento de lama não foi estancado. É a mesma situação de Brasília.

* Para evitar a evasão de aliados, o governo federal tem usado a adulação de última hora. Não passa de insulto envolto em papel de seda.

* Cada vez mais, os eleitores reconhecem políticos que sempre têm engatilhada uma dificuldade para cada solução.

 

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Armando Burd

Chapa quente
Contagem regressiva
https://www.osul.com.br/para-voo-proprio/ Para voo próprio 2016-03-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar