Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Paramédicos fazem cesariana em vítima de acidente de carro, mas ela não estava grávida

Compartilhe esta notícia:

Adele Barbour passou por uma grande cirurgia para a espinha bífida em 1975. (Foto: Reprodução/Facebook)

Médicos realizaram uma cesariana de emergência em uma vítima de acidente de carro, mas descobriram que ela não estava grávida. Adele Barbour, de 48 anos, sofreu um acidente ao tentar desviar de um carro em Nettleham, na Inglaterra, no dia 17 de janeiro do ano passado. Ela morreu no hospital depois de sofrer uma parada cardíaca.

Enquanto Adele era encaminhada para o hospital, uma protuberância em sua barriga fez com que os paramédicos diagnosticassem uma suposta gravidez de oito meses e decidiram fazer uma cesariana de emergência. Durante o procedimento perceberam que ela não estava grávida, e que o inchaço na barriga era devido a sua escoliose e espinha bífida.

O médico legista disse que não havia evidências que sugerissem que isso contribuiu para sua morte. No entanto, a família de Adele não foi informada de que o procedimento havia sido realizado.

No dia em que Adele foi internada, o médico omitiu a cesariana e também não nos contou sobre isso quando nos informou sobre sua morte”, disse Sarah-Jane Spence, irmã da vítima. “O legista telefonou no dia seguinte e perguntou se eu sabia que eles pensavam que ela estava grávida e eu disse que não sabia nada sobre isso.”

O médico Anthony Leetman, que produziu o relatório que investigou as ações dos paramédicos disse que o procedimento foi correto pois a tripulação pré-alertou o hospital, então “era inteiramente razoável prosseguir para a cesariana”.

Infelizmente, ela provavelmente morreria em qualquer caso”, acrescentou o médico.

A causa da morte foi dada como uma laceração da aorta devido a uma colisão no trânsito.

Aborto cancelado

Em outro caso ocorrido na Argentina, Lucía, uma garota de 11 anos da província de Tucumán que foi abusada sexualmente pelo marido de sua avó, havia obtido, a pedido da mãe, permissão para abortar dentro do que prevê a lei argentina – o procedimento pode ser realizado no país em casos de estupro, risco de morte da mãe e má-formação do feto. Mas a médica acabou fazendo uma cesariana.

A própria garota havia se mostrado consciente do que lhe acontecera e havia pedido, diante do juiz, que se tirasse de dentro dela “o que aquele velho colocou”. O homem, de 65 anos, está preso.

Porém, no momento em que o procedimento ia ser realizado, na manhã da quarta-feira (27), os médicos designados alegaram objeção de consciência. Quase toda a equipe desistiu e deixou o local, incluindo o anestesista.

O procedimento, então, ficou a cargo da médica Cecília Ousset. Segundo ela, “algo deveria ser feito, pois a menina apresentava sintomas de pré-eclâmpsia e não teria como chegar aos oito meses de gravidez”.

Decidiu, então, praticar uma cesárea, por conta própria, sem informar a mãe da menina.

O caso comoveu a Argentina, poucos dias antes da abertura do novo ano parlamentar, nesta sexta-feira (1º), quando a Lei do Aborto, rejeitada no ano passado, deve voltar a ser debatida e votada.

No meio da tarde, um grupo de feministas, com panos e bandeiras verdes, símbolo do aborto, começou a formar-se diante do hospital Eva Perón, para protestar contra a decisão unilateral dos médicos.

Este já é o segundo caso neste ano. Em janeiro, na província de Jujuy, ocorreu o mesmo. Uma menina de 12 anos, com autorização judicial para realizar um aborto pedido pelos pais, teve o procedimento revertido para uma cesárea por conta da decisão dos próprios médicos. O bebê morreu alguns dias depois.

No começo da noite, o hospital de Tucumán soltou um comunicado dizendo que Lucía passava bem e que o bebê, com apenas 600 gramas, encontrava-se em uma incubadora, em estado grave.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba como praticar exercícios durante a jornada de trabalho e por que é importante
Cinco redes sociais para quem está cansado do Facebook
https://www.osul.com.br/paramedicos-fazem-cesariana-em-vitima-de-acidente-de-carro-mas-ela-nao-estava-gravida/ Paramédicos fazem cesariana em vítima de acidente de carro, mas ela não estava grávida 2019-02-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar