Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Celebridades Parentes e amigos contam histórias curiosas sobre Silvio Santos, que vai comemorar 85 anos

Compartilhe esta notícia:

Silvio Santos comanda um dos programas de maior audiência no Brasil. (Foto: Reprodução)

Resumir a história de vida de Silvio Santos, a do camelô que se tornou um dos maiores comunicadores e empresários do País, é simplificar a trajetória de um homem que alcançou o sucesso  por meio do trabalho. Sorte? Talvez! Suor? Com certeza! O carioca, que nasceu no boêmio bairro da Lapa, desde cedo conquistou a atenção do povo. Aos 14 anos, usava a voz pelo Centro do Rio para atrair a multidão e, assim, vender suas mercadorias. “Silvio sempre foi determinado. Começou a trabalhar muito novo. Vendia capinha para título de eleitor nas ruas. Naquela época, o País voltava a ter eleições após um longo período e as pessoas estavam entusiasmadas. Ele foi um visionário. Posso dizer que, até hoje, vive para trabalhar”, afirma Henrique Abravanel, de 76, irmão mais novo do dono do SBT.

No próximo dia 12, quando completa 85 anos, o comunicador pode celebrar com a certeza de que suas conquistas são mérito de seu esforço e persistência. Como Midas, transformou em ouro as oportunidades que apareceram pela frente. Uma delas, em especial, mudou sua vida: quando foi apreendido pelo chefe do rapa por estar vendendo bugigangas na rua. Percebendo a boa comunicação do garoto, o policial o encaminhou para fazer um teste de locutor na Rádio Guanabara. A vocação para falar com a massa ganhou nova função. Passou por diversas estações no Rio até que, em uma viagem para São Paulo, fez um teste e foi contratado pela Rádio Nacional em 1954.

Durante exibição de seu programa na Rede Globo, em 1962. (Foto: Reprodução)

Durante exibição de seu programa na Rede Globo, em 1962. (Foto: Reprodução)

Em 1962, estreou o “Programa Silvio Santos”. Três anos mais tarde, a Globo comprou a TV Paulista. O apresentador seguiu no ar até 1976. Nesse tempo, o carioca já havia conquistado o Brasil. A fama nunca subiu à cabeça. É o que garante Florzira Natale, de 79, carinhosamente chamada por Silvio de Mirna. Ela trabalhou como sua assistente nos primeiros anos do programa: “Ele dava conselhos às moças. Éramos sete. Às vezes, subíamos juntos a Rua das Palmeiras [onde era a TV Paulista] e ele conversava comigo sobre a família. Respeitava muito as moças. Para a gente ganhar mais dinheiro, ele deixava as meninas trabalharem em outros lugares. Só não permitia que fôssemos ao Chacrinha, porque as mulheres ficavam com pouca roupa e moça de família não podia”.

Na mesma proporção que sua popularidade aumentava, maior era o desejo de ter sua própria emissora. Em meados dos anos 1970, ele conseguiu a concessão para ter seu canal e assim surgiu a TVS, que, anos depois, se tornaria o SBT. Apesar de estar há mais de cinco décadas no ar, Silvio faz questão de manter uma vida reservada quando fica longe das câmeras.

“Faz 15 anos que voltei para a Globo e não tenho contato com Silvio. Mas sou grato a ele porque me deu a possibilidade de fazer o programa ‘Jô Soares Onze e Meia’. Era um sonho meu. O convite [de ir para o SBT] me motivou a fazer o que faço até hoje. Só é impossível entrevistá-lo. Ele não dá entrevista para ninguém”, afirma Jô Soares.

Em 1988, Silvio chegou anunciar Gugu como o seu substituto no SBT (Foto: Reprodução)

Em 1988, Silvio chegou a anunciar Gugu como o seu substituto no SBT. (Foto: Reprodução)

Outro apresentador de TV, Gugu Liberato tem sua história profissional ligada a do dono da emissora paulista. Bem antes de seguir a carreira, no início da década de 1970, ele trabalhou como auxiliar de escritório na produção do programa de Silvio. “Ele a vida toda foi muito duro e exigente. Sempre nos dizia que ‘televisão é como um avião, não pode errar. Se errar, o avião cai’. Não tinha moleza. Hoje, vejo que esse jeito tinha razão de ser. Quase ninguém entendia de TV e ele tinha que ensinar”, conta Gugu. “Costumo dizer que nunca conheci alguém com o raciocínio tão rápido. Inteligência, então, nem se fala. Aprendi com Silvio que ‘a maior malandragem da vida é ser honesto’”.

Na comemoração de seus 82 anos, com o neto Tiago Abravanel. (Foto: Reprodução)

Na comemoração de seus 82 anos, com o neto Tiago Abravanel. (Foto: Reprodução)

Da série histórias engraçadas, o ator Tiago Abravanel guarda uma do avô famoso: “Lembro de uma viagem que fizemos a Cancun [no México], de navio. Eu tinha uns 6 anos. Ele comprou 12 camisas bem floridas. Meu avô é assim: quando gosta de uma coisa, gosta mesmo! Lá, o comentário era que Silvio Santos não tomava banho, estava todo dia com a mesma roupa”.

Uma paixão arrebatadora há mais de 30 anos

Silvio e Iris: paixão que perdura. (Foto: Reprodução)

Silvio e Iris: paixão que perdura. (Foto: Reprodução)

O primeiro casamento de Silvio foi com Aparecida Honória Vieira, a Cidinha, que morreu vítima de câncer no aparelho digestivo em 1977. Com ela, o animador teve duas filhas: Cintia e Silvia. Em 1981, o amor deu uma segunda chance para ele, que se casou com Iris Abravanel, sua atual mulher. A paixão foi arrebatadora. Roberto Manzoni, o Magrão, diretor de programação do SBT, conta: “Ele sempre foi e sempre será louco por ela. Eles se entendem muito bem. As vezes em que tive oportunidade de conversar com ele sobre a família, Silvio sempre demonstrou orgulho”. O amigo Luciano Callegari lembra: “Acho que até então ele não sabia o que era paixão. Sabe quando bate pele com pele, que a pessoa esquece tudo? Ele só falava dela”. O casal teve Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Já Iris fala do amor recíproco. “É impossível definir em apenas uma frase tudo que meu marido representa para mim. É o grande amor da minha vida. Quanto mais o conheço, mais minha admiração e meu respeito crescem. Ele é o meu herói”. (Bruno Dias Barbosa e Luiza Souto/AG)

Silvio Santos posa com as seis filhas.  (Foto: Reprodução)

Silvio Santos posa com as seis filhas. (Foto: Reprodução)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Celebridades

Ex de Marília Pêra, Nelson Motta faz relato emocionante sobre a atriz
“‘Pé na Cova’ não existe sem a Marília”, diz Miguel Falabella
https://www.osul.com.br/parentes-e-amigos-contam-historias-curiosas-sobre-silvio-santos-que-vai-comemorar-85-anos/ Parentes e amigos contam histórias curiosas sobre Silvio Santos, que vai comemorar 85 anos 2015-12-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar