Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Paris quer ser a primeira metrópole sem carros até a Olimpíada de 2024

Compartilhe esta notícia:

Os visitantes olímpicos terão uma visão da cidade pós-automóveis. (Foto: Reprodução)

No último dia 13, o COI (Comitê Olímpico Internacional) aprovou Paris como sede dos Jogos Olímpicos de 2024. Quando a Olimpíada começar de fato, a capital francesa estará transformada. O vice-prefeito da cidade, Jean-Louis Missika, diz que até essa data é muito possível que “os veículos com motores de combustão conduzidos por particulares” já tenham sido proibidos em Paris.

Da janela de sua sala de trabalho na sede da prefeitura parisiense, ele faz um gesto em direção à movimentada rue de Rivoli. Até 2024, ônibus urbanos sem motorista deverão estar percorrendo a rua o dia inteiro. Os visitantes olímpicos terão uma visão da cidade pós-automóveis.

Quem observa caminhões descarregando mercadorias sobre faixas de pedestres na Paris de hoje tem dificuldade em acreditar nesse cenário. Paris hoje é uma cidade suja e caótica que tem anos de atraso em relação às cidades mais inovadoras em matéria de transportes, Amsterdã e Copenhague.

Segundo a prefeita, Anne Hidalgo, 6.500 parisienses morrem por ano devido aos efeitos da poluição. Mas isso acontece em grande parte porque a capital francesa foi construída muito antes de existirem automóveis e nunca teve espaço para eles.

Hoje, enquanto os carros particulares começam a desaparecer, as cidades pré-automóveis vão redescobrir sua vocação. Paris, capital do século 19, poderá se tornar a capital do século 21.

A cidade já está implantando iniciativas com vistas a esse futuro: elevou o preço do estacionamento, criou ciclovias e fez planos para até 2020 proibir a circulação de veículos movidos a diesel.

Paris tem tudo para se tornar a primeira metrópole mundial pós-carros. Para começar, a cidade é densa demais para a boa circulação de carros, e, com mais e mais turistas circulando, sua densidade é crescente.

“É preciso maximizar a utilização de cada centímetro de superfície de ruas”, diz Ross Douglas, organizador da Autonomy, uma conferência anual sobre mobilidade urbana promovida em Paris. “A primeira coisa que a prefeitura vai querer fazer é reduzir os 150 mil carros estacionados na rua sem fazer nada. Por que você deve poder ocupar 12 m² para se locomover? Por que deve usar um grande motor a diesel para poluir meu ambiente e o de minha família?”

Até 2024, táxis sem motoristas vão funcionar continuamente, quase nunca estacionando entre uma corrida e outra. Os espaços de estacionamento de Paris serão convertidos em ciclovias, terraços de cafés ou playgrounds.

EMPREGOS

A segunda razão por que Paris pode se transformar rapidamente é que os empregos na indústria automotiva francesa vêm diminuindo constantemente desde a década de 1980. Hoje, esse setor é pequeno demais para poder fazer um lobby forte contra o futuro.

Em terceiro lugar, a França tem um presidente de 39 anos de idade e versado em tecnologia. Enquanto seus predecessores gastaram sua energia escorando indústrias moribundas, Emmanuel Macron pretende investir em indústrias novas, como a dos veículos autônomos.

Em quarto lugar, Paris não precisa de automóveis particulares porque já conta com o melhor sistema de transporte público de qualquer cidade internacional, segundo o Instituto de Transportes e Política de Desenvolvimento, sediado em Nova York.

Os turistas de cidades em desenvolvimento e sempre engarrafadas andam no metrô parisiense e se espantam. Missika diz que quase dois terços dos 2,2 milhões de parisienses não possuem carro.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Ciclista brasileiro morre durante corrida nos Estados Unidos
Saiba como ajudar as vítimas do terremoto no México
https://www.osul.com.br/paris-quer-ser-a-primeira-metropole-sem-carros-ate-a-olimpiada-de-2024/ Paris quer ser a primeira metrópole sem carros até a Olimpíada de 2024 2017-09-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar