Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Homem é assassinado a tiros em Cachoeirinha

Páscoa: saiba como comer chocolate sem deixar a alimentação saudável de lado

Confira dicas de receitas saudáveis com chocolate. (Foto: Reprodução/Pixabay)

O chocolate não precisa ser um vilão na alimentação. Isso é o que diz uma especialista no tema: a nutricionista do Programa Viver Bem, da Unimed Porto Alegre, Paula Corrêa. Segundo ela, o importante mesmo é optar por boas opções e controlar a quantidade. “O ingrediente não precisa ser um vilão e pode até trazer benefícios à saúde, basta saber escolher e dosar”, afirma Paula.

O chocolate é considerado por muitos um desafio nas dietas, por seu alto número de calorias. Além disso, o excesso do consumo, muito comum nessa época, pode fazer mal à saúde. Apesar de o cacau ser um bom ingrediente para o organismo, muitos dos chocolates à venda são repletos de manteiga de cacau, sacaroses, aromatizantes e outros ingredientes sintéticos, segundo a nutricionista. Portanto, é necessário estar atento aos rótulos. “Procure versões com maior teor de cacau. Na lista de ingredientes, a massa de cacau deve ser um dos primeiros itens. Com relação à avaliação da tabela de informação nutricional, os chocolates com menor quantidade de gordura saturada e trans devem ser priorizados”, indica a especialista.

De acordo com Paula, a versão mais saudável do chocolate é a amarga, que contém de 50% a 85% de cacau. A nutricionista também destaca que, se você for realmente fã do doce, pode comer até 30g todos os dias, sem preocupação. Por fim, aconselha: “Evite comer na empolgação – tenha calma e atenção para curtir esse momento e todas as sensações que esse alimento pode nos trazer”.

Confira três receitas de doces elaboradas pela nutricionista Paula Corrêa para quem quer aproveitar os benefícios do cacau indo além dos tradicionais ovos de chocolate:

Brigadeiro de Banana com Cacau

Ingredientes:
1 banana nanica madura
2 colheres (sobremesa) de leite em pó desnatado
1 colher (sobremesa) de cacau em pó 100%
1 quadradinho de chocolate meio amargo em raspas

Modo de preparo:
Amasse a banana e esquente no micro-ondas por 1 minuto. Misture bem com o leite em pó e o cacau e acrescente em cima as raspas de chocolate.

Petit Gateau de Caneca
Ingredientes
1 ovo
1 colher de sobremesa de cacau em pó
1 colher de sobremesa de óleo de coco (ou outro óleo de sua preferência)

Modo de preparo:
Misture os ingredientes em uma xícara e leve ao microondas por 30 segundos.

Bolo de Mel
Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo integral ou aveia
½ xícara de açúcar mascavo
½ xícara de cacau em pó
1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 colher de cravo em pó
1 colher de canela em pó
1 ½ xícaras de leite morno
½ xícara de mel

Modo de Preparo:
Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos, acrescente o mel e o leite morno. Misture tudo. Unte as forminhas de cupcake ou uma forma normal, leve ao forno pré-aquecido (180°) por aproximadamente 20 minutos.