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Geral Passageiro é arrancado de avião devido a overbooking

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Vídeo mostra homem sendo arrastado para fora de avião. (Foto: Reprodução/Facebook/Audra Bridges)

Um vídeo postado no Facebook (ASSISTA) no final da noite de domingo (9) mostra um passageiro de um voo da United Airlines de Chicago para Louisville, ambas nos Estados Unidos, sendo removido à força do avião antes da decolagem.

O vídeo, publicado por Audra D. Bridges, foi feito de um assento de corredor. O clipe mostra três homens usando equipamentos e coletes de segurança falando com um homem sentado no avião. Depois de alguns segundos, um dos homens agarra o passageiro, que grita e é arrastado pelos braços para a frente do avião. O vídeo termina antes que qualquer outra coisa seja mostrada.

Um porta-voz da United confirmou ao “USA Today” em um e-mail domingo à noite que um passageiro tinha sido retirado de um voo em Chicago.

“O voo 3411 de Chicago para Louisville teve overbooking”, disse o porta-voz. “Depois que nossa equipe procurou voluntários, um cliente recusou-se a deixar a aeronave voluntariamente e a polícia foi convidada a entrar. Pedimos desculpas pela situação de overbooking. Para mais detalhes sobre o cliente removido, dirijam-se às autoridades.”

CEO

Nesta segunda-feira (10) a United publicou no Twitter uma declaração de seu CEO, Oscar Munoz: “Este é um acontecimento perturbador para todos na United. Peço desculpas por ter que reacomodar esses clientes. Nossa equipe está mobilizada com um sentimento de urgência para trabalhar com as autoridades e conduzir a nossa própria revisão detalhada do que aconteceu. Também estamos chegando a este passageiro para conversar diretamente com ele ainda mais e resolver esta situação”.

Segundo o relato de Audra Bridges ao jornal “USA Today”, os passageiros foram informados no portão de que o voo estava lotado e a United oferecia US$ 400 e uma estadia em hotel a um voluntário para tomar outro voo para Louisville às 3h da segunda-feira.

Os passageiros foram autorizados a embarcar no voo, Bridges disse, e depois que todos estavam na aeronave foram informados de que 4 pessoas precisariam descer porque teriam de ceder seus lugares a funcionários da própria empresa, que precisariam fazer um outro voo no dia seguinte. Os passageiros foram informados de que o voo não decolaria até que a tripulação da United tivesse assentos, disse Bridges, e a oferta foi aumentada para US$ 800, mas ninguém quis.

Então, ainda segundo a versão de Bridges, um gerente subiu a bordo do avião e disse que um computador selecionaria quatro pessoas para serem retiradas do voo. Um casal foi selecionado primeiro e deixou o avião antes que o homem no vídeo fosse confrontado.

Médico

A passageira contou, segundo o “USA Today”, que o homem ficou “muito chateado” e disse que ele era um médico que precisava atender pacientes em um hospital pela manhã. O gerente avisou que a segurança seria chamada se ele não saísse voluntariamente e o homem disse que estava ligando para seu advogado.

Um funcionário da segurança falou com ele, e mais outro em seguida, mas ele continuou se recusando. Um terceiro segurança então o arrastou para fora, como se vê no vídeo. O homem conseguiu voltar ao avião depois de inicialmente ser retirado — seu rosto estava sangrando e ele parecia desorientado, disse Bridges — e ele correu para a traseira do avião.

Passageiros pediram para descer do avião quando uma equipe médica chegou para cuidar do homem. Eles foram solicitados a voltar para o portão de embarque para que as autoridades pudessem “arrumar” o avião antes de decolar. Bridges disse ao “USA Today” que o homem mostrado no vídeo foi a única pessoa que foi removida a força.

O voo atrasou cerca de duas horas antes de poder voar para Louisville. Nenhuma informação foi dada aos passageiros sobre a condição do homem removido, Bridges disse.

Horas depois do incidente, o CEO da United Airlines enviou um comunicado aos funcionários da companhia, no qual diz: “enquanto lamento profundamente que esta situação tenha surgido, eu também apoio vocês enfaticamente”.

A mensagem de Oscar Muñoz, divulgada pelo jornalista da CNN Jon Ostrower, resume os acontecimentos afirmando que o passageiro “elevou a voz” ao ser abordado, se recusou “repetidas vezes” a deixar o assento, e, a cada pedido da tripulação, se tornou “mais disruptivo e beligerante”.

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https://www.osul.com.br/passageiro-e-arrancado-de-aviao-devido-overbooking/ Passageiro é arrancado de avião devido a overbooking 2017-04-10
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