Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Milhares de pessoas se manifestam em Londres para que o Reino Unido permaneça na União Europeia

Compartilhe esta notícia:

Manifestantes caminham em Londres em direção ao Parlamento. (Foto: Reuters)

Milhares de pessoas saíram em passeata neste sábado (9) no centro de Londres para pedir ao governo conservador da premiê Theresa May que renuncie ao “brexit”.

Após seguir pelas ruas do centro, a passeata parou em frente ao parlamento, onde personalidades tomaram a palavra para defender o projeto da União Europeia, entre elas o cantor irlandês Bob Geldof.

“Não há nenhum bom motivo para se abandonar a UE. Apenas maus”, declarou a manifestante Beverley Townsend, 55, enrolada em uma bandeira europeia, afirmando que aderiu aos liberal-democratas, partidários da UE, após anos apoiando o Partido Conservador.

A Marcha pela Europa foi realizada dois dias antes da primeira votação no parlamento sobre o projeto de lei do governo cujo objetivo é determinar que leis europeias serão mantidas no corpo legislativo britânico após a saída da UE, uma etapa-chave do processo.

Esta “lei de retirada” da União Europeia irá abolir de fato a European Communities Act de 1972, que marcou a adesão do Reino Unido à UE e estabeleceu a primazia do direito comunitário sobre o britânico.

Para o manifestante John Wale, professor universitário, a saída da UE terá apenas consequências negativas. Segundo ele, o “brexit” é obra de “um punhado de fanáticos”.

Outros evocavam a possibilidade de abandonarem o país, em que alguns construíram sua vida, como a espanhola Luisa Paches, 39, instalada no Reino Unido há 13 anos.

“Já não me sinto bem-vinda aqui”, disse a manifestante, ao lado do companheiro francês e de dois filhos.

Soft Brexit

O Reino Unido e a União Europeia voltaram a se sentar à mesa recentemente em Bruxelas para mais uma rodada de conversas sobre o “brexit”, a saída britânica do bloco europeu.

O negociador-chefe europeu, Michel Barnier, pressionou o Reino Unido para que esclareça seus planos e faça concessões. “Estou preocupado. O tempo passa rápido. Precisamos começar a negociar seriamente”, afirmou.

Barnier também disse que as instituições de defesa britânicas não receberão mais financiamento europeu -uma dura mensagem à primeira-ministra conservadora, Theresa May, em anos de crescente preocupação quanto às ameaças terroristas.

David Davis, negociador-chefe britânico, pediu que a União Europeia tenha “flexibilidade” e “imaginação”.

Os impasses continuam todos ali -incluindo a conta do divórcio, estimada em R$ 280 bilhões. Mas desta vez as discussões vêm com uma surpresa: um novo posicionamento do Partido Trabalhista britânico, de oposição.

Essa sigla de centro-esquerda anunciou no domingo que passa a defender o “soft brexit”, a versão mais suave da saída britânica.

Os trabalhistas apoiam, por exemplo, a permanência do Reino Unido no mercado comum europeu, que congrega 500 milhões de consumidores, por um período de transição de até quatro anos. Com o plano, a livre circulação de pessoas também seria temporariamente mantida.

Esse modelo é bastante diferente da visão de “brexit” implementada pelo Partido Conservador, hoje no governo. A primeira-ministra, Theresa May, prefere retirar o país do mercado comum.

O “brexit” foi aprovado por voto popular em junho de 2016 e formalmente iniciado em março de 2017. O processo dura dois anos. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Catalunha convoca plebiscito sobre independência para 1º de outubro
O ministro do Supremo Edson Fachin enviou à primeira instância a denúncia contra os ex-presidentes Dilma e Lula e o ex-ministro Aloizio Mercadante
https://www.osul.com.br/passeata-contra-o-brexit-mobiliza-milhares-de-pessoas-em-londres/ Milhares de pessoas se manifestam em Londres para que o Reino Unido permaneça na União Europeia 2017-09-09
Deixe seu comentário
Pode te interessar