Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil PCdoB anuncia Manuela D’Ávila como pré-candidata a presidente da República em 2018

Compartilhe esta notícia:

Manuela disse que, num eventual governo comunista, poderá haver interferência do governo no Banco Central do Brasil. (Foto: Reprodução/Facebook)

O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) lançou nesse domingo, 5, a pré-candidatura da deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila à Presidência da República em 2018. É a primeira vez desde a redemocratização, em 1989, que o partido lança um nome na disputa pelo Palácio do Planalto.

Apesar do anúncio, a presidente do partido, Luciana Santos, disse ao jornal O Estado de S.Paulo que a pré-candidatura não afasta o PCdoB do PT, seu aliado histórico. Segundo ela, a decisão de lançar D’Ávila foi tomada diante da instabilidade política do País, “sem comprometer a aliança política que possa haver com o PT lá na frente”.

“Não há um partido mais defensor do PT do que o PCdoB”, disse Santos. “Nós queremos nos apresentar com mais força para ajudar o conjunto do nosso campo político retomar a Presidência da República no ano que vem”, explicou.

Desde 1989, os comunistas apoiaram todas as candidaturas presidenciais petistas. Em nota, a sigla disse que o objetivo da candidatura é a “retomada do crescimento; defesa e ampliação dos direitos do povo e reforma do Estado”.

De acordo com Santos, as declarações recentes de Lula e de Luiz Marinho – que pavimentam o caminho para alianças com o PMDB e com partidos que apoiaram o impeachment da petista Dilma Rousseff – não estremecem as relações entre PT e PCdoB. “O que deve nos mover é barrar a agenda do governo Temer. E, para barrar a agenda, a gente tem que juntar força”, afirmou.

Manuela D Ávila, 36 anos, foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul e dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

PT
Dirigentes petistas encararam a decisão do PCdoB como mais uma demonstração de afastamento do partido, que já deu provas de dissecção ao negociar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sua ascensão ao Palácio do Planalto.

Líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), chegou a comparar o momento ao cenário do governo de Getúlio Vargas, quando o afastamento do Partido Comunista permitiu o fortalecimento da oposição ao presidente. “O PCdoB comete um erro grave em um momento em que Lula é duramente atacado. O PCdoB deveria estar desde já com a gente, dialogando”, disse Lindbergh, afirmando respeitar o partido que já integrou.

Já a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, parabenizou pelo Twitter a escolha de Manuela. “Grande quadro político, grande mulher! Ali na frente nos encontraremos, Manu!”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Novo vazamento global revela investimentos secretos dos ministros Henrique Meirelles e Blairo Maggi em paraísos fiscais
Dilma ganha mais 15 dias para responder sobre pedaladas fiscais
https://www.osul.com.br/pc-do-b-anuncia-manuela-davila-como-pre-candidata-presidente-em-2018/ PCdoB anuncia Manuela D’Ávila como pré-candidata a presidente da República em 2018 2017-11-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar