Últimas Notícias > Capa – Caderno 1 > Tempo seco e temperaturas amenas marcam a próxima semana no Estado

PDT lança Ciro Simoni para o Senado

Deputado Ciro Simoni teve seu nome lançado para disputar uma das vagas ao Senado. (Foto: Divulgação)

Com um pré-candidato competitivo ao governo do Estado, o PDT começa a montar o quebra-cabeça da eleição. Um grande encontro regional do PDT na última sexta-feira, em Osório, com a presença do presidente estadual Pompeo de Mattos, e do presidente do Grêmio, o ex-prefeito Romildo Bolzan, trouxe uma novidade para o debate pré-eleitoral. O prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, com apoio explícito da direção do partido, lançou o nome do deputado estadual Ciro Simoni, em sexto mandato, como candidato a uma das cadeiras ao Senado.

Oito votos livram Guerra do impeachment

O presidente do PRB gaúcho, deputado federal Carlos Gomes acompanha hoje a sessão de julgamento que irá analisar o parecer da Comissão Processante pelo arquivamento do pedido de impeachment do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB). O relatório final da Comissão Processante pela improcedência da denúncia, precisa ser votado pelos 23 vereadores em plenário. Oito votos a favor do relatório, seriam suficientes para livrar o prefeito do processo. Ele já teria 12 votos, segundo cálculos no final de semana.

Datafolha joga partidos de esquerda na lanterna

Fosse o campeonato brasileiro, os candidatos da esquerda estariam na faixa do chamado Z-4. A Pesquisa Datafolha, divulgada neste domingo, revelou dois dados que justificam o desespero do PT e seus partidos satélites, o PCdoB, e PSol. Os candidatos de esquerda, Manuela D’Ávila, Jaques Wagner, Fernando Haddad e Guilherme Boulos, nos diversos cenários, oscilam entre 1% e 3%, sempre na lanterna. Em relação a Lula, mais da metade (54%) considera justa sua prisão, e 62% consideram que ele não será candidato.

Uma surpresa da pesquisa: Joaquim Barbosa

O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, PSB, com apenas duas semanas de candidatura anunciada teve um excelente desempenho na pesquisa Datafolha. Com seus 8%, fica atrás de Jair Bolsnaro, mas empata tecnicamente com Geraldo Alckmin, Marina Silva e Ciro Gomes. Barbosa marcou para quinta-feira um encontro com a direção do PSB em Brasília.

A pauta em Boston é corrupção

Nesta segunda-feira, um simpósio da Harvard Law Brazilian Association, que reúne alunos e ex-alunos brasileiros da Harvard Law School, reunirá em Boston, nos Estados Unidos, o ministro Luis Barroso, do STF, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e os juízes da Lava-Jato Sérgio Moro e Marcelo Brêtas. O tema central do simpósio será corrupção e crimes de colarinho branco.

Lei de Licitações

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a nova Lei de Licitações (PL 1292/95) marcou encontro nesta segunda-feira em Porto Alegre. Sob a forma de seminário, debaterá na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil, o tema “Propostas para Evitar Graves Retrocessos na Lei de Licitações que Levaram à Lava-Jato”. Foram convidados para o seminário o governador do Rio Grande Sul, José Ivo Sartori e o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. O autor da Lei das Licitações, o deputado constituinte Luis Roberto Ponte será destaque no encontro.

PT, MDB e PP agora são os maiores

Encerrado o entra e sai da janela da troca de partidos, este é o tamanho das dez maiores bancadas na Câmara dos Deputados: PT, 67; MDB, 51; PP, 51; PSDB, 48; DEM, 43; PR, 41; PSD, 38; PSB, 26; PRB, 20; e PDT, 20 deputados.

Senadores fazem visita seletiva a Lula

Os dez senadores que decidiram viajar a Curitiba para “verificar as condições de encarceramento” do réu condenado Lula na Polícia Federal vêm de Estados onde existem sérios problemas prisionais, como Rio Grande do Norte, Pará, Amazonas, Acre, Piauí e Roraima. Mesmo assim, preferiram visitar um único preso, em cela especial, com televisão e aparelho de ginástica, em um país com mais de 726 mil presidiários.

Deixe seu comentário: