Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas PEC AntiLula avança na Câmara

Compartilhe esta notícia:

A “PEC AntiLula”, nº 125, que proíbe nova eleição de quem já foi reeleito para cargo Executivo avança na Câmara. (Foto: Werther Santana/AE)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Não bastasse o inferno policial-judicial vivido pelo ex-presidente Lula, que pode forçá-lo a desistir de uma candidatura à Presidência em 2018, avançou na Câmara sem holofotes uma Proposta de Emenda à Constituição que detona de vez seu projeto político, se promulgada. É a “PEC AntiLula”, n 125, que proíbe nova eleição de quem já foi reeleito para cargo Executivo. O deputado opositor ao PT Elmar Nascimento, do DEM da Bahia, pegou a relatoria na Comissão de Constituição e Justiça.

Só oposição
Há motivação política. A autora Cristiane Brasil (PTB-RJ) é filha do ex-mensaleiro Roberto Jefferson. O DEM tem a relatoria e Eduardo Cunha (PMDB-RJ) deu aval para celeridade.

Êpa, êpa…
A proposta é chamada de PEC da reeleição descontinuada. Pode ganhar força para ir a plenário logo, ou também pode ser barrada, porque atinge os projetos de outros políticos.

… E nós?
Há quem aposte que caciques vão atuar para barrar a proposta. Se aprovada e promulgada, a PEC também proíbe nova eleição de governadores e prefeitos reeleitos.

Caserna comunista
O PCdoB está aparelhando o Ministério da Defesa, comandado por civis há anos, mas ninho dos militares. Além da ex-deputada Perpétua Almeida (AC), que ganhou o estratégico cargo que controla compras bilionárias de armas e equipamentos, o partido emplacou Ronaldo Carmona como Assessor Especial de Planejamento.

Todos em casa
Carmona é antigo militante que Perpétua empregou no seu gabinete. Depois ele teve cargo na Associação Brasileira de Material de Defesa, que reúne mais de 200 empresas do setor. O cargo envolve a importância da soberania e é estratégico para os militares.

Importado
O PCdoB trouxe do Rio o professor Francisco Carlos (UFRJ), esquerdista de carteirinha. Vai presidir o Instituto Pandiá Calógeras, que fomenta participação civil nos temas de Defesa. Avisou que não quer alinhamento com a França, parceira estratégica.

Tô nem aí
Da ala do contra no PMDB, o deputado Jarbas Vasconcelos (PE) avisou à cúpula que não apareceria na convenção. “Vou me preparar para os protestos deste domingo.”

O ausente
Alvo sobre a falsificação de sua assinatura de renúncia no comitê, o deputado Vinícius Gurgel só apareceu em uma das oito sessões do Conselho de Ética este ano.

Caneta tremida
Antes do voto com a digital, havia os “pianistas” no plenário – gente que votava pelos deputados viajantes. Atualmente, servidores de gabinetes são treinados para clonar assinaturas dos chefes para situações de emergência. O esquema parou. Por ora.

Batalha da Esplanada?
Dezenas de ônibus com sem-terra e militantes da CUT, ligada ao PT, estão estacionados em terrenos perto do Park Way e em cidades satélites do Distrito Federal desde quinta-feira. A turma, bancada, chega em peso em Brasília (DF) hoje para os protestos pró-Dilma.

Semipresidentes
A PEC do semipresidencialismo que os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Serra (PSDB-SP) tocam na pauta foi redigida pela OAB na gestão de Marcus Vinicius Coêlho. Ele tem se dedicado a defender a proposta junto a pessoas influentes.

Propalando a ideia
A ideia alcança simpatizantes. Neste mês, o ex-presidente da OAB dará palestra na Universidade de Lisboa (Portugal) sobre o assunto. Em maio, é convidado pela Academia Brasileira de Letras para apresentar a ideia aos imortais.

Mico
Barrado pelo STF, o ministro sub-judice da Justiça, Wellington César, consulta colegas de carreira: se volta para o MP ou se representa um governo em frangalhos, perdendo a boa aposentadoria.

Doutor NW
Nelson Wilians, fundador do escritório de advocacia que leva seu nome, o maior do País (45, em todos os Estados) faz palestra na Faap dia 16 sobre os desafios do negócio.

Ponto Final
E La nave va… à deriva e afundando, sem coletes salva-vidas.

Com Walmor Parente e equipe DF, SP e Nordeste

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

Um domingo de teste para a democracia
Os efeitos da lei que faltava
https://www.osul.com.br/pec-antilula-avanca-na-camara/ PEC AntiLula avança na Câmara 2016-03-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar