Últimas Notícias > Notas Capital > Busca de R$ 130 milhões para pavimentação

peiX)aria evidencia o pescado na capital gaúcha em setembro

Prato principal: Linguini com tilápia defumada, alcaparras, tomate e conhaque, prato principal do menu do peiX)aria Gastronomia Experimental, preparado pela chef Jacqueline Kalkmann. (Crédito da foto: Banco de Imagens/Criativos Compulsivos)

Uma semana de programação voltada à gastronomia do pescado, ressignificando a lembrança e uso do peixe na dieta das famílias move o peiX)aria de 9 a 13 de setembro, em Porto Alegre (RS). Com apoio institucional da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), seccional RS, peiX)aria intenciona mobilizar a cadeia do pescado no Estado por meio de um desafio gastronômico para universitários, jantar de criatividade experimental, campanha para clientes de bares e restaurantes da Capital e região metropolitana e e-book com receitas regionais de pescado. A programação do peiX)aria integra a Semana do Pescado nacionais, pois são iniciativas locais que objetivam promover o pescado.

No dia 9 de setembro, segunda-feira, ocorre o Desafio Gastronômico Universitário aberto para alunos de faculdades de gastronomia e cursos afins. O objetivo é desenvolver pesquisas e receitas culinárias, utilizando pescado e ingredientes típicos, habituais no Rio Grande do Sul, dessa forma homenageando a cultura/história local. O preparo será realizado no food-coworking Criativos Compulsivos (Av. Guaíba, 4.670 – Vila Assunção), na Zona Sul da Capital, com pescado da Japesca. As inscrições são gratuitas em www.sympla.com.br.

 

Do dia 10/09, terça-feira, das 19 às 21h30, é a vez do peiX)aria Criatividade Experimental, um jantar na Criativos Compulsivos, sob o comando da chef Jacqueline Kalkmann. A proposta é degustar insumos locais e sustentáveis, cultivados em águas recirculantes, como as tilápias, temperos e hortaliças da aquaponia comercial (combinação de aquicultura com hidroponia) da AQP Brasil, de Triunfo (RS). O modo de cozinhar o pescado inclui a defumação em equipamento elétrico automatizado, que se utiliza de um mínimo de madeira e desenvolvido no Estado pela Produxxi, de Taquara (RS). Ingredientes tradicionais locais, a farinha branca e Panko para empanar, da Orquídea, de Caxias do Sul (RS) e outro que ainda não chegou ao varejo, mel Fraun Braun produzido no interior de Estrela (RS), entram no cardápio. Os ingressos estão disponíveis em www.sympla.com.br ou pelo e-mail contato@criativoscompulsivos.com.br.

De 11 a 13/09, quarta a sexta-feira, entra na agenda o cliente dos bares e restaurantes na Capital e região metropolitana e que encontra nos estabelecimentos que aderirem ao peiX)aria Bares e Restaurantes quatro maneiras de aproveitar a semana: com inovação (novas formas de preparo do peixe), desconto (promoção individual e para grupos) e mimo (pequeno presente para quem escolher um prato a base de pescado). A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), seccional RS, apóia a proposta que pretende cadastrar 30 a 40 bares e restaurantes, basta que esses indiquem em https://forms.gle/CnUEZeyzFv8aLrEN6 as maneiras mais adequadas para cada um.

No dia 13 de setembro, sexta-feira, das 16h30 às 18h30, na Ciao Pizzeria Napoletana (Mercado Público de Porto Alegre – Largo Jornalista Glênio Peres 1), um encontro vai celebrar o lançamento do e-book peiX)aria 2019 Porto Alegre – Receitas do Sul, com receitas do Desafio Gastronômico Universitário, entre outros temas, e degustar pizza com frutos do mar. Assinam a publicação o trio que cocriou o peiX)aria: a gestora de projetos, Maria Elisabete Haase-Möllmann; a assessora de comunicação Maria Inês Möllmann e a empreendedora na Sai Dessa – Economia Criativa, Luciana Braun Reis.

Deixe seu comentário: