Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pela primeira vez na história, uma mulher hasteou a bandeira do Brasil no Palácio do Planalto

Compartilhe esta notícia:

Acordo é visto no governo como uma saída para evitar que reações de bolsonaristas descontentes fujam do controle no 7 de Setembro. (Foto: Anderson Riedel/PR)

Pela primeira vez na história, uma militar mulher foi a responsável pelo hasteamento da bandeira do Brasil e do Mercosul no Palácio do Planalto, em Brasília. Ao som do clarim, às 8h10 desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a sargento Kareen Samya Souza, dos Dragões da Independência, realizou uma rotina que até hoje só tinha sido feita por homens.

Com isso, o 1º Regimento de Cavalaria, que já esteve presente em vários fatos importantes do País – como o grito de independência de Dom Pedro I, às margens do Riacho Ipiranga – fez parte de mais um momento histórico.

A técnica de enfermagem dos Dragões, sargento Kareen Samya Souza, de 29 anos, foi a escolhida para realizar a homenagem às mulheres. O ato simbólico durou cerca de 30 minutos. Ela também ficou responsável por retirar a bandeira às 18h desta sexta.

Mulheres no Exército

A presença de Karen mostra que as mulheres estão cada vez mais presentes em funções dominadas por homens, mas ainda são grande minoria. Em todo o Brasil, as mulheres são pouco mais de 5% do total de militares do Exército Brasileiro.

Na cerimônia desta manhã, ela também era a única mulher entre os dezenas de militares que fazem parte dos Dragões.

A militar de carreira nasceu no Rio de Janeiro, tem cinco anos de serviço militar, e está em Brasília há 4 anos. Ela é técnica de enfermagem dos Dragões da Independência.

A sargento disse que foi a primeira vez que ela fez o hasteamento da bandeira e já no treinamento sentiu uma mistura de orgulho e dever cumprido.

“Ser a primeira mulher é de suma importância para mim porque além da bandeira ser o maior símbolo de patriotismo representa muito para nós militares”.

Para ela, o ato demonstra que a mulher tem alcançado seu espaço nas formas armadas.

Os Dragões são responsáveis pela guarda do presidente da República e pelo cerimonial militar. Durante os períodos da Colônia, Império e República, os dragões da independência participaram de missões de grande importância no Sul, Norte e região central do território brasileiro.

Com Michelle e ministras, Bolsonaro faz evento pelo Dia da Mulher

O presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, participaram nesta sexta-feira (8) de cerimônia por ocasião do Dia Internacional da Mulher. Eles estavam acompanhados do vice-presidente, Hamilton Mourão, e a esposa, Paula Mourão.

No evento, Bolsonaro afirmou que o número de ministros em seu governo “está equilibrado”, são 20 homens e duas mulheres. “Somente um pequeno detalhe: cada uma dessas mulheres equivale a dez homens. A garra dessas duas transmite energia para os demais”, disse o presidente, sob aplausos das servidoras do Palácio do Planalto presentes. “O futuro do Brasil, em grande parte, passa pela decisão de vocês. Muito obrigado, mulher do Brasil. Sou apaixonado por todas vocês”.

As ministras Tereza Cristina, da Agricultura; e Damares Alves, da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, estavam presentes no evento. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também participou da cerimônia.

Três servidoras do Planalto foram presenteadas com vale-compras de uma loja de Brasília. Os vales estavam debaixo de três cadeiras da plateia. Foi a ministra Damares Alves que revelou os brindes e pediu que as servidoras procurassem debaixo das cadeiras.

A primeira-dama lembrou a importância de a mulher lutar por respeito e oportunidades. “O mais importante é lutar em todos os outros dias do ano para que sejamos plenas de oportunidades, lutar pelo desejo de respeito, a necessária acolhida e o merecido reconhecimento. […] Desejo que todas nós possamos nos orgulhar todos os dias da delicadeza e da força feminina em edificar famílias, impulsionar solidariedade e transformar vidas”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Ministros do Supremo discordam de procuradores da Operação Lava-Jato sobre o destino do dinheiro recuperado da corrupção na Petrobras
A Petrobras quer que o governo endureça a legislação contra o furto de combustível. Os casos de furto de combustível mais que triplicaram
https://www.osul.com.br/pela-primeira-vez-na-historia-uma-mulher-hasteou-a-bandeira-do-brasil-no-palacio-do-planalto/ Pela primeira vez na história, uma mulher hasteou a bandeira do Brasil no Palácio do Planalto 2019-03-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar