Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Artes Visuais Pelados no museu: um tour guiado para pessoas nuas será realizado no mês que vem em uma exposição de obras de arte em Paris

Compartilhe esta notícia:

Incursão naturista será no museu de arte moderna Palais de Tokyo. (Foto: Reprodução)

Nudez em museu normalmente está relacionada a obras de arte. Mas a Associação Naturista de Paris, na França, vai inverter essa lógica no dia 5 de maio, com uma incursão naturista ao museu de arte moderna Palais de Tokyo, na capital francesa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O evento será realizado das 9h30min ao meio-dia, quando os participantes poderão visitar a mostra “Discorde, fille de la nuit” (Discórdia, filha da noite), na companhia de um guia que também estará nu.

A associação francesa promove outros eventos naturistas na cidade, como o Boliche Nu, encontros na praia ou jantares especiais no O’Naturel, restaurante em que o traje exigido dos clientes é justamente não ter traje algum. Além dos eventos promovidos pela associação, o O’Naturel funciona com reservas individuais. O menu com três pratos custa 39 euros, sem bebidas.

As vagas para a visita naturista à exposição estão esgotadas. Caso queira visitar a mostra vestido, ela se encerra em 13 de maio.

Em 2013, o Leopold Museum, em Viena, Áustria, também promoveu visitações naturistas em suas instalações durante a exposição “Nude Men” (Homens Nus).

Gente nua

Em outubro do ano passado, o Museu D’Orsay, em Paris, retomou uma campanha feita em 2015 para atrair famílias aos seus corredores com cartazes como: “Tragam seus filhos para ver gente nua”.

A campanha foi criada pela agência Madame Bovary, sob a coordenação da diretora de comunicação do Museu d’Orsay e de L’Orangerie, Amélie Hardivillier: “A campanha foi muito bem recebida pelo público, apreciada e reproduzida. Não houve nenhuma polêmica em relação a ela”, disse ela à “Radio France Press”.

Segundo ela, o objetivo da campanha é compreender melhor as reações das crianças diante de obras de arte e brincar com a ideia de que são as crianças que levam os pais aos museus.

Do outro lado do rio Sena, em Paris, o Louvre tomou decisão diferente. O diretor do museu, Jean-Luc Martinez, vetou, também em outubro de 2017, a exposição da escultura “Domestikator” no Jardim das Tulherias por considerar que ela poderia “ser mal compreendida pelos visitantes”. A escultura geométrica mostra uma figura humana vermelha que aparenta estar penetrando uma outra figura de quatro.

Hardivillier destacou, à época, que nenhuma obra do museu tem restrição de idade, nem mesmo “A origem do mundo”, de Gustave Courbet: “Há a relação com a nudez que leva ao debate, sobretudo sobre essa obra, que é tão sensível. Mas essa também é a função da arte: incomodar, questionar”, diz.

A campanha original fez sucesso nas redes sociais, com especial destaque para a peça que trazia a tela “Femme Nue Couchée” (Mulher Nua Deitada), feita em 1907 por Auguste Renoir, ao lado da frase “Tragam seus filhos para ver gente nua”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Artes Visuais

Michel Temer garante ajuda financeira se faltar verba para a Olimpíada
A inflação brasileira não dá trégua e tem o pior maio desde 2008
https://www.osul.com.br/pelados-no-museu-um-tour-guiado-para-pessoas-nuas-sera-realizado-no-mes-que-vem-em-uma-exposicao-de-obras-de-arte-em-paris/ Pelados no museu: um tour guiado para pessoas nuas será realizado no mês que vem em uma exposição de obras de arte em Paris 2018-04-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar