Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Pelo menos 140 soldados afegãos morrem em ataques do Talibã

Compartilhe esta notícia:

Afeganistão vive tensão das ações militares (Foto: Reprodução)

Um ataque dos talibãs contra uma base militar no norte do Afeganistão deixou pelo menos 100 soldados mortos ou feridos, informou neste sábado (22) o Ministério da Defesa do país. Os números são os primeiros parciais de uma fonte afegã desde o atentado contra a base, cometido na noite de sexta-feira por uma dezena de homens armados. Outras fontes oficiais não identificadas, chega a 140 a cifra de soldados mortos. Um funcionário norte-americano em Washington já havia indicado na sexta que havia mais de 50 vítimas fatais.

Foi a primeira ação insurgente de envergadura no país desde que os Estados Unidos lançaram, há uma semana, a “mãe de todas as bombas”, a bomba GBU-43. A ação teve início pouco depois do meio-dia, quando os soldados saíam da mesquita após as orações de sexta, num quartel do distrito de Dehdadi, na província de Balkh, norte do país, e durou várias horas.

Conforme um porta-voz do Exército dos EUA em Cabul, que não quis ser identificado, foi reivindicada pelos insurgentes. “Houve 10 atacantes. Sete deles foram abatidos, dois se imolaram e um foi detido pelas forças afegãs”, afirmou o porta-voz do Ministério de Defesa, Dawlat Waziri.

Em nota, o general norte-americano John Nicholson, que lidera a operação Resolute Support, da OTAN, informou que o ataque ocorreu “enquanto os homens rezavam ou estavam no refeitório” da base, que pertence ao 209.o Corpo do Exército do Afeganistão, perto de Mazar. Trata-se do pior ataque contra as forças afegãs desde o perpetrado no início de março contra o principal hospital militar do país, em Cabul, que também durou várias horas e deixou oficialmente 50 mortos, embora o número real possa ter sido duas vezes maior.

Zabihulá Mujahid, porta-voz do talibãs, afirmou neste sábado, em comunicado, que o ataque é uma represália à recente morte de vários líderes do grupo insurgente no norte do Afeganistão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Eleitores no exterior dão início à eleição presidencial francesa
Gilmar Mendes defende que o salário dos ministros do Supremo não seja mais o teto do funcionalismo público
https://www.osul.com.br/pelo-menos-140-soldados-afegaos-morrem-em-ataques-taliba/ Pelo menos 140 soldados afegãos morrem em ataques do Talibã 2017-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar