Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cinema “Perdido em Marte” é criticado por escalar ocidentais em lugar de asiáticos

Compartilhe esta notícia:

Personagens asiáticos do filme foram substituídos por Chiwetel Ejiofor e Mackenzie Davis. (Foto: reprodução)

O diretor Ridley Scott, que foi criticado no ano passado por escalar atores banhados em leite para os papéis principais de “Êxodo: Deuses e Reis” (2014), voltou a virar alvo, desta vez por suas escolhas para o elenco de “Perdido em Marte”, que está em cartaz no Brasil. Segundo o site da revista “Variety”, a reclamação foi feita pela Media Action Network For Asian-Americans, que combate o racismo e os estereótipos de americanos de ascendência asiática em filmes, programas de televisão, livros, publicidade, rádio etc.

Segundo a associação, “Perdido em Marte” mostra personagens “menos asiáticos” do que aqueles criados pelo escritor Andy Weir no livro que inspirou o filme. Como exemplo, o grupo cita um cientista de nome Venkat Kapoor descrito por Weir como um indiano que segue o hinduísmo. No longa, porém, o nome do personagem foi modificado para Vincent Kapoor e ele, interpretado pelo ator negro Chiwetel Ejiofor (“12 Anos de Escravidão”). Sobre a religião, ele diz na produção que seu pai era um hindu e sua mãe, da Igreja Batista.

A associação também cita a personagem Mindy Park, no livro, uma americana da ascendência coreana, e, no filme, interpretada pela loira Mackenzie Davis. Na história, os dois personagens têm papel crucial na tentativa de resgate do astronauta Mark Watney (Matt Damon) em Marte e trabalham junto com o diretor do laboratório de propulsão, Bruce Ng (Benedict Wong).

“Ridley Scott não se sentiu confortável em colocar dois grupos de americanos de ascendência asiática conversando?”, questionou Guy Aoki, presidente fundador da associação. “Tão poucos projetos são escritos especificamente com personagens asiáticos e Scott agora os transformou em uma mulher branca e um homem negro”, continuou Aoki. “Essa era uma ótima oportunidade para dar personagens importantes a atores de ascendência asiática – e impulsionar suas carreiras – o que faria com que nossa comunidade tivesse um papel maior no time de resgate.”

Confira o trailer do filme:

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cinema

Viúva de Steve Jobs implorou para DiCaprio recusar papel em filme sobre o criador da Apple
Especialistas britânicos e brasileiros debatem Economia Criativa em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/perdido-em-marte-e-criticado-por-escalar-ocidentais-em-lugar-de-asiaticos/ “Perdido em Marte” é criticado por escalar ocidentais em lugar de asiáticos 2015-10-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar