Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Peso dos tributos sobe em 2015, puxado por Estados e municípios, mesmo com recessão

Compartilhe esta notícia:

Carga tributária bruta brasileira subiu 0,28 ponto percentual em 2015. (Foto: Reprodução)

A carga tributária bruta brasileira subiu 0,28 ponto percentual em 2015, passando de 32,43% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2014 para 32,71% no ano passado. O número foi calculado pelo Tesouro Nacional e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e incluído em um box do relatório das contas públicas de março. O texto destaca que esse não é o número oficial, que ainda será divulgado pela Receita Federal, mas é uma estimativa feita com o objetivo de aperfeiçoar as estatísticas de finanças públicas.

Pelos cálculos do Tesouro, os municípios foram os principais responsáveis pelo aumento do peso dos impostos no bolso dos brasileiros no ano passado. A carga tributária municipal cresceu 0,12 ponto percentual, subindo de 2,21% em 2014 para 2,33% do PIB em 2015. Isso ocorreu principalmente por causa do aumento de taxas cobradas pelas prefeituras.

Nos Estados, a carga de impostos e contribuições teve elevação de 0,09 ponto percentual e aumentou de 8,75% para 8,84% do PIB, resultado de maior arrecadação com o Imposto de Renda Retido na Fonte, com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e com o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação. A União foi a esfera em que a carga tributária bruta teve menor alta: de 0,07%. (Martha Beck e Bárbara Nascimento/AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

A trajetória da taxa Selic será de queda daqui para frente
Ao omitir o nome de Michel Temer, senador governista leva coautora do pedido de impeachment de Dilma a defender o mesmo processo contra o vice-presidente
https://www.osul.com.br/peso-dos-tributos-sobe-em-2015-puxado-por-estados-e-municipios-mesmo-com-recessao/ Peso dos tributos sobe em 2015, puxado por Estados e municípios, mesmo com recessão 2016-04-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar