Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Pesquisa alerta sobre a bebedeira precoce dos estudantes

Compartilhe esta notícia:

Indicador de consumo atual de bebida alcoólica em adolescentes cresceu 56,5%. (Foto: Reprodução)

Mais da metade dos estudantes do 9 ano (55,5% ou 1,5 milhão), na faixa de 13 a 15 anos de idade, já consumiram pelo menos uma dose de bebida alcoólica alguma vez. As informações fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015, divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O percentual é superior ao observado em 2012 (50,3%). Entre os Estados com maior e menor percentual de escolares que já experimentaram uma dose de bebida alcoólica estão o Rio Grande do Sul com 68%, e o Amapá com 43,8%.

Já na faixa etária de 16 a 17 anos, 73% dos escolares já experimentaram bebida alcoólica. Pouco mais de 21% tomaram a primeira dose com menos de 14 anos de idade e cerca de 60% possuíam amigos que consomem bebidas alcoólicas. Em torno de 37% já sofreram com episódios de embriaguez e aproximadamente 12% deles tiveram problemas com família ou amigos porque haviam bebido.

Indicador.
O indicador de consumo atual de bebida alcoólica, considerando as duas faixas de idade analisadas, cresceu 56,5%. Há 40 anos trabalhando com adolescentes, a pediatra Evelyn Eisenstein ressaltou que o uso de substâncias psicoativas na fase de crescimento e desenvolvimento do cérebro prejudica o desenvolvimento do adolescente.

“A pior droga do Brasil é o álcool. Esse uso é um fenômeno cultural e de marketing. Para você ser homem tem que ficar bêbado, como se fosse um ritual de passagem. Fora os patrocínios de bebidas alcoólicas em festas para jovens”, comentou. (DSP)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

A origem do Dia das Mães: como o viés comercial da data frustrou até a criadora da homenagem
Verdade ou mito: Os alimentos perdem nutrientes ao serem aquecidos no micro-ondas?
https://www.osul.com.br/pesquisa-alerta-sobre-a-bebedeira-precoce-dos-estudantes/ Pesquisa alerta sobre a bebedeira precoce dos estudantes 2016-09-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar