Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Não há evidências de que bebidas dietéticas ajudem a emagrecer ou sejam mais vantajosas para a saúde

Compartilhe esta notícia:

O estudo identificou uma ligação particularmente forte entre consumir esses produtos e o risco de morte precoce por doenças cardiovasculares. (Foto: Reprodução)

O refrigerante sem açúcar não oferece nenhuma vantagem na comparação com a versão normal da bebida quando se trata da manutenção de um peso saudável. É o que argumentam pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e do Imperial College London em um artigo publicado na revista PLOS Medicine.

Os refrigerantes diet, light ou zero recebem adoçantes artificiais no lugar de açúcar e são muitas vezes considerados como opções mais saudáveis do que os refrigerantes normais. No entanto, segundo os pesquisadores, consumir um ou outro dá na mesma: não há comprovação científica de que a versão dietética possa colaborar para a prevenção a obesidade.

Os autores do artigo argumentam que as bebidas dietéticas correspondem a 1/4 do consumo global de bebidas doces, mas elas não são taxadas ou reguladas com a mesma rigidez que as bebidas com açúcar. Segundo os especialistas, apesar de conter poucas calorias, as bebidas que contêm adoçantes artificiais podem desencadear consumo compensatório de comida por estimularem os receptores do sabor doce.

O fato de as pessoas terem a impressão de que estão consumindo um produto saudável, com poucas calorias, também pode contribuir para a pessoa se sentir liberada para consumir outros alimentos em maior quantidade.

Segundo a pesquisadora Maria Carolina Borges, da UFPel, a falta de evidências científicas sobre a vantagem das bebidas dietéticas deve ser levada em conta na hora de tomar a decisão de consumir refrigerantes zero em substituição aos refrigerantes normais. O grupo defende que o consumo de bebidas dietéticas não seja promovido como parte de uma estratégia de vida saudável. (AG) 

tags: Saúde

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Sob pressão, Temer rompe o silêncio e diz que massacre em presídio em Manaus foi “pavoroso”
No Rio Grande do Norte, pai é preso e confessa estuprar filhas desde os 9 anos
https://www.osul.com.br/pesquisa-aponta-que-refrigerante-sem-acucar-nao-ajuda-a-manter-peso-saudavel/ Não há evidências de que bebidas dietéticas ajudem a emagrecer ou sejam mais vantajosas para a saúde 2017-01-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar