Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pesquisa Ibope revela uma queda de 13 pontos na preferência da população brasileira por um governo militar

Compartilhe esta notícia:

Segundo o levantamento, em janeiro, logo após a posse de Bolsonaro, 62% dos brasileiros idealizavam os militares no poder. (Foto: Abr)

Uma pesquisa divulgada pelo Ibope mostra que, desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro, houve uma diminuição de 13 pontos percentuais entre os eleitores brasileiros que acham uma boa ou ótima ideia a implantação de um governo militar no Brasil.

Segundo o levantamento, em janeiro, logo após a posse de Bolsonaro, 62% dos brasileiros idealizavam os militares no poder. Já em abril, esse índice baixou para 49%.

Apesar de ainda ser uma taxa alta de apoiadores, o instituto aponta ainda que o percentual dos que acham o conceito de governo marcial ruim ou péssimo cresceu de 32% para 45%. “Ou seja, os 30 pontos que separavam apoiadores de detratores da ideia viraram quatro. Os dois grupos estão no limite de um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Para os que trocaram de lado, a experiência de ter um ex-militar no comando do País não está fazendo justiça à esperança que tinham nesse tipo de governo”, afirma o jornalista José Roberto Toledo. A pesquisa foi realizada a pedido da revista Piauí.

“Não é um movimento ideológico da opinião pública. É pragmático. O governo não está atendendo as expectativas quanto aos problemas mais imediatos das pessoas: emprego, saúde, educação e segurança”, disse a CEO do Ibope Inteligência, Márcia Cavallari.

Outros dados trazidos pelo levantamento revelam que só depois do movimento pró-impeachment de Dilma Rousseff é que começou a crescer o apoio a um governo militar. A maioria dos brasileiros achava a ideia de um governo militar no País ruim ou péssima: 52% em 1997, 62% em 2006 e 60% em 2014. Hoje, de acordo com o Ibope, os evangélicos são os mais favoráveis a um governo fardado: 57% acham a ideia boa ou ótima.

Bolsonaro

O governo do presidente Jair Bolsonaro é aprovado por 35% da população, segundo pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O desempenho do governo variou dentro da margem de erro em relação à última pesquisa do instituto, feita em março.

De acordo com o Ibope, 35% dos entrevistados consideram o governo “ótimo ou bom”; 27%, “ruim ou péssimo”; 31% classificam como “regular”; e 7% não sabem ou não responderam.

O levantamento foi realizado de 12 a 15 de abril, com 2.000 pessoas, em 126 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A última pesquisa Ibope, divulgada em março, indicou que o governo de Bolsonaro tinha a pior avaliação dos últimos 24 anos. Naquele estudo, 34% da população considerou a gestão “ótima ou boa”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diz que a sua relação com Bolsonaro é pior do que já foi, ataca o governo e diz que a agenda externa é um desastre
O Senado aprovou a aplicação de recursos do FGTS em empréstimos para as Santas Casas e hospitais filantrópicos
https://www.osul.com.br/pesquisa-ibope-revela-uma-queda-de-13-pontos-na-preferencia-da-populacao-por-um-governo-militar-entre-os-brasileiros/ Pesquisa Ibope revela uma queda de 13 pontos na preferência da população brasileira por um governo militar 2019-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar