Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Pesquisadores identificaram as possíveis causas do transtorno bipolar

Compartilhe esta notícia:

De acordo com o estudo, as pessoas que sofrem com esse transtorno apresentam desvios ou perturbações em pelo menos um dos sete fatores desencadeantes. (Foto: Reprodução)

A bipolaridade é uma doença caracterizada por transtornos de humor, que vão de crises de depressão a euforia excessiva (mania). Os cientistas da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, identificaram sete fatores catalisadores do transtorno bipolar – que, segundo a ABTB (Associação Brasileira de Transtorno Bipolar), afeta cerca de 4% da população adulta no mundo.

De acordo com o estudo, publicado no “International Journal of Epidemiology”, as pessoas que sofrem com esse transtorno apresentam desvios ou perturbações em pelo menos um dos sete fatores desencadeantes, chamados de fenótipos.

Esses fenótipos são a cognição, personalidade e temperamento, abuso de álcool ou drogas, traumas ou outros acontecimentos marcantes da vida familiar e/ou íntima, hábitos de sono, alterações nos sintomas e na resposta à medicação ao longo do tempo.

“Descobrimos que existem muitos mecanismos biológicos que geram a doença e muitas influências externas que interagem nos pacientes com bipolaridade. Todos esses elementos se combinam e definem a intensidade da doença”, afirma Melvin McInnis, um dos autores do estudo.

Além desses fatores que desencadeiam a doença, a equipe também identificou uma série de padrões interessantes entre os pacientes com bipolaridade. Por exemplo, eles têm três vezes mais chance de ter enxaqueca. Além de apresentar uma série de transtornos alimentares, de ansiedade e problemas de dependência. Os participantes do estudo apresentaram níveis mais elevados de gorduras saturadas na alimentação. A pesquisa, inclusive, relacionou certos tipos de gorduras com a gravidade das mudanças de humor.

As células dos participantes saudáveis e bipolares também foram analisadas. Os pesquisadores identificaram que os neurônios derivados de células-tronco de pacientes bipolares eram mais “excitáveis” em comparação com as dos indivíduos saudáveis. No entanto, eles identificaram que eles “se acalmavam” quando expostos ao lítio – tratamento amplamente utilizado para o transtorno bipolar.

Açaí

O açaí ajuda quem sofre de transtorno bipolar e até de esquizofrenia, dois problemas psiquiátricos que, juntos, acometem mais de 50 milhões de indivíduos ao redor do planeta e mais de 4% dos adultos brasileiros. A coisa é séria e o achado, de uma enorme importância.

Aliás, a descoberta sobre o efeito do açaí na bipolaridade é apenas uma parte das façanhas de um time de cientistas que investiga a fundo – e há anos – a vida de populações de uma região específica do Amazonas, onde existe o dobro de pessoas com mais de 80 anos em relação à media de outros cantos do país. São estudiosos de várias instituições, inclusive de fora do Brasil, capitaneados pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

A Justiça barrou a resolução que permitia aos dentistas realizarem procedimentos estéticos em seus pacientes
Os gastos com saúde cresceram mesmo em meio à crise e atingiram 9,1% do PIB
https://www.osul.com.br/pesquisadores-identificam-as-possiveis-causas-do-transtorno-bipolar/ Pesquisadores identificaram as possíveis causas do transtorno bipolar 2017-12-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar