Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Pessoas que melhoram a sua alimentação reduzem o risco de diabetes

Compartilhe esta notícia:

Dieta mais saudável incluiu maior consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e legumes. (Crédito: Reprodução)

Adotar uma dieta saudável pode diminuir o risco de diabetes tipo 2 ao longo do tempo, enquanto piorar a dieta frequentemente leva a um aumento do risco, segundo um estudo americano.

“Apesar de recentes recomendações de saúde pública terem focado de forma crescente na melhora geral da qualidade da dieta, as evidências sobre se mudar a dieta na idade adulta tem impacto na prevenção da diabetes em longo prazo são limitadas”, disse a principal autora do estudo, Sylvia H. Ley, da Universidade Harvard (EUA). “Conseguimos evidências de que melhorar a qualidade da dieta na idade adulta está associado à prevenção da diabetes tipo 2, enquanto piorar a qualidade da dieta está associado a um risco aumentado de diabetes”, acrescentou.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 124 mil adultos que não tinham diabetes no início de três grandes estudos de longo prazo que avaliaram estilo de vida e resultados de saúde. Os voluntários foram observados por ao menos 20 anos e classificaram a qualidade de sua dieta a cada quatro anos.

Houve 9.361 casos de diabetes tipo 2 durante as pesquisas. Quando a qualidade da dieta diminuiu em mais de 10% entre os levantamentos feitos a cada quatro anos, o risco de diabetes subiu em 34%. Melhorar a qualidade da dieta na mesma proporção levou a uma queda de 16% no risco de desenvolver diabetes.

Conforme o estudo, uma dieta mais saudável incluiu maior consumo de vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e legumes. E, apesar de ser um item obrigatório no cardápio de muita gente, a carne vermelha deve ser consumida com moderação, assim como o álcool e os alimentos processados.

Segundo o oncologista Rafael Schmerling, o consumo excessivo de carne pode causar, além de diabetes, câncer de intestino. “Ainda não se sabe qual é o mecanismo exato, mas existe uma relação que já pode ser comprovada.”

“Esse tipo de câncer costuma surgir a partir dos 50 anos e é curável quando o diagnóstico é precoce. Por isso, todos que consomem muita carne vermelha devem fazer uma colonoscopia a partir dessa idade”, explicou o médico.

Segundo a nutricionista Marcelle Sacchi, a carne vermelha gordurosa, por ser rica em proteína, exige mais do intestino para digeri-la. “O sistema gastrointestinal fica mais preso pelo esforço para quebrar as proteínas.”

Ainda conforme especialistas, o consumo excessivo de carne vermelha e embutidos (linguiça, salame ou salsicha) aumenta o colesterol, que eleva os riscos cardiovasculares. Os embutidos também contêm alto teor de sódio e colaboram para o aumento da pressão.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Mais da metade dos casais não está satisfeita com o sexo
Garrafas de plástico podem causar diabetes, autismo e até câncer
https://www.osul.com.br/pessoas-que-melhoram-a-sua-alimentacao-reduzem-o-risco-de-diabetes/ Pessoas que melhoram a sua alimentação reduzem o risco de diabetes 2016-10-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar