Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Petrobras recupera 139 milhões de reais apreendidos na Operação Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

Bendine e Janot assinam termo de devolução do dinheiro desviado da Petrobras. (foto: reprodução)

A Petrobras assinou nesta sexta-feira (31) dois termos de recebimento de recursos recuperados pela Operação Lava-Jato, no valor total de 139 milhões de reais.

O ex-gerente da estatal Pedro Barusco e delator na operação devolveu 69 milhões de reais. O dinheiro provinha do caso envolvendo a fabricante de plataformas de petróleo holandesa SBM. O restante vem de contas do ex-diretor de abastecimento Paulo Roberto Costa, também delator.

Foi a segunda cerimônia de ressarcimento de recursos desviados à estatal. Na primeira, foram devolvidos 157 milhões. Ao todo, portanto, o Ministério Público Federal já entregou à companhia 296 milhões.

Em entrevista após a cerimônia, o presidente da estatal, Aldemir Bendine, disse que tem esperanças em recuperar todo o valor desviado. Em seu balanço, a empresa contabiliza perdas de 6,2 bilhões de reais com pagamentos indevidos a empresas investigadas pela Operação Lava-Jato.

Estiveram presentes ao evento o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams.

CONTROLE

A Petrobras ainda anunciou medidas para reforçar os controles internos, como a limitação de decisões individuais, com a promoção de decisões colegiadas, e maior independência para os órgãos de ouvidoria e recebimento de denúncias.

Além disso, informou que vai passar a cobrar de seus fornecedores programas de conformidade e integridade certificados por empresas independentes.

A revisão cadastral dos fornecedores começa pelas empresas que estão na lista suja de contratações, por envolvimento na Lava-Jato. Hoje, 32 fornecedores estão impedidos de participar de licitações da estatal.

Segundo o diretor de governança da companhia, João Elek, a expectativa é começar a reduzir o número de fornecedores impedidos, à medida em que as empresas atendam as novas exigências de integridade e combate à fraude e à corrupção. (Nicola Pamplona/Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Após três abortos da mulher, dono do Facebook anuncia que vai ser pai
“O povo gaúcho não foi enganado”, afirma Tarso Genro
https://www.osul.com.br/petrobras-recupera-139-milhoes-de-reais-apreendidos-na-operacao-lava-jato/ Petrobras recupera 139 milhões de reais apreendidos na Operação Lava-Jato 2015-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar