Sábado, 20 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Petróleo cai mais, mas gasolina não deve baratear

Compartilhe esta notícia:

Conforme cálculos do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), o preço da gasolina no Brasil está 14,4% superior à cotação do combustível no golfo do México, usada como referência nos mercados do Atlântico. Já o diesel é vendido no País a um valor 47,1% acima. (Foto: Lucas Lacaz Ruiz/Folha Imagem)

Apesar da queda na cotação do petróleo para os níveis mais baixos em dez anos, o conselho de administração da Petrobras defende a manutenção dos preços da gasolina e do diesel, que estão em patamares superiores ao mercado internacional.

Os aumentos de preços no ano passado e o corte nos investimentos são vistos pelos conselheiros como os dois únicos movimentos efetivos de ajuste da Petrobras em 2015. A estatal reavalia os preços a cada trimestre. No fim do ano, os conselheiros foram contra mudanças.

Conforme cálculos do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), o preço da gasolina no Brasil está 14,4% superior à cotação do combustível no golfo do México, usada como referência nos mercados do Atlântico. Já o diesel é vendido no País a um valor 47,1% acima.

A diferença é resultado da queda abrupta das cotações internacionais nos últimos meses, sem que os preços internos acompanhassem. O último reajuste nos preços dos dois combustíveis foi no terceiro trimestre. Mesmo com o petróleo em queda, a Petrobras elevou a gasolina em 6% e o diesel, em 4%.
Desde então, o petróleo continuou caindo, até atingir, nesta semana, a casa dos 31 dólares por barril. Em países com maior concorrência, o preço dos combustíveis acompanha o movimento.

Nos EUA, por exemplo, a gasolina foi vendida em 2015 ao menor valor desde 2009, segundo a Agência de Informações em Energia do daquele país. No Brasil, ela subiu 20%, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo). (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo diz às montadoras que não tem como ajudar as pessoas a trocarem de carro
O Brasil tem 622 mulheres gestantes presas ou que estejam amamentando, disse o Conselho Nacional de Justiça
https://www.osul.com.br/petroleo-cai-mais-mas-gasolina-nao-deve-baratear/ Petróleo cai mais, mas gasolina não deve baratear 2016-01-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar