Terça-feira, 23 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Preço do petróleo no mundo caiu pelo terceiro mês seguido

Compartilhe esta notícia:

Pela primeira vez desde 2003, o petróleo ficou abaixo dos 30 dólares, o que levou o combustível a apresentar o pior desempenho dentre as matérias-primas industriais. (Foto: Petrobras/ABr)

Em um mês instável, no qual temores quanto à economia global – especialmente a chinesa – e conversas sobre possíveis reduções na oferta foram os grandes assuntos pesando sobre a decisão dos investidores, o petróleo fechou em nova queda em janeiro, a terceira consecutiva. O barril do Brent, negociado na ICE Futures de Londres, recuou 8% durante o mês até ontem, para 35,20 dólares, enquanto o WTI, na Nymex de Nova York (EUA), caiu 12,6%, para 32,30 dólares o barril.

Mas não só a desvalorização foi intensa durante o período todo, como por alguns dias a commodity foi cotada aos menores preços em mais de uma década. Pela primeira vez desde 2003, o petróleo ficou abaixo dos 30 dólares, o que levou o combustível a apresentar o pior desempenho dentre as matérias-primas industriais.

Mas aumentou a expectativa, neste fim de mês, quanto a uma possível redução na produção, trazendo maior equilíbrio entre oferta e demanda. A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), apesar de não admitir negociações para baixar a atividade nos poços da Arábia Saudita, se mostrou aberta a conversas nesse sentido.

A oferta saudita poderia ser coordenada com a russa – ambos os países produzem 20% do petróleo vendido no mundo – para tentar aliviar a pressão sobre os preços. “No passado, esse tipo de discussão nunca gerou nada substancial”, afirmou a consultoria Capital Economics. “Não está claro também se a Rússia seria um parceiro confiável. Em 2001, por exemplo, produtoras locais recusaram um acordo desse tipo”, acrescentou em seu relatório. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Energia eólica responderá por 11% da energia gerada no País
A febre amarela já matou 280 pessoas em 4 anos no País
https://www.osul.com.br/petroleo-cai-pelo-terceiro-mes-seguido-em-janeiro/ Preço do petróleo no mundo caiu pelo terceiro mês seguido 2016-01-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar