Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Piso superior do Mercado Público de Porto Alegre deve ser liberado até o fim do ano

Compartilhe esta notícia:

(Foto: O Sul)

Cerca de 85% das obras necessárias para reformar e restaurar o que foi destruído por um incêndio no Mercado Público de Porto Alegre, em julho de 2013, estão concluídas. O vice-prefeito Sebastião Melo estima que a parte superior esteja pronta até o final do ano. A restauração do prédio conta com a aprovação de 19,5 milhões de reais de recursos do PAC Cidades Históricas, dos quais já foram liberados 9,6 milhões de reais.

A primeira parte, relativa à recuperação estrutural de paredes, portas e janelas danificadas pelo fogo, está com 85% das obras realizadas. O trabalho é executado pela Arquium, a mesma empresa que fez a última grande reforma no prédio na década de 1990.

A reposição da estrutura metálica do telhado está pronta. A cobertura só não foi concluída porque as telhas destruídas no incêndio não são mais fabricadas. Engenheiros e arquitetos desenvolveram uma alternativa, que será orçada e licitada nos próximos dias.

O Mercado Público é administrado pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio. Segundo o titular da pasta, Humberto Goulart, o andamento das obras em um prédio histórico é sempre mais lento, apesar dos esforços da administração. “O trabalho é meticuloso e há dificuldades de encontrar o material necessário”, conclui.

Em relação ao restante dos trabalhos de recuperação, a Secretaria Municipal da Cultura contratou os projetos complementares relativos às estruturas elétricas, hidrossanitárias, de refrigeração e de acessibilidade. Esses projetos estão em análise pela Secretaria Municipal de Obras e Viação. Depois serão encaminhados ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)  para aprovação e liberação dos recursos.

No dia 6 de julho, o fogo destruiu parte do andar superior do Mercado Público, que foi reaberto em 13 de agosto, 38 dias depois, com o funcionamento dos estabelecimentos do andar térreo. Em março de 2014, cinco restaurantes e uma loja de doces voltaram a funcionar em instalações provisórias no andar térreo.

Funcionamento

O Mercado Público funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 19h30min, e sábados das 7h30min às 18h30min. Após esse horário, há acesso somente pelo portão central do Largo Glênio Peres para os restaurantes que hoje funcionam no andar térreo do Mercado.

O Largo Glênio Peres pode ser usado como estacionamento, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 18h, e sábado durante o dia inteiro. Outra alternativa de estacionamento é a avenida Borges de Medeiros.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Campanha contra a gripe será encerrada no dia 15 deste mês em Porto Alegre
Comando de Policiamento da Capital realiza operação Força Tática na Zona Norte de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/piso-superior-do-mercado-publico-de-porto-alegre-deve-ser-liberado-ate-o-fim-do-ano/ Piso superior do Mercado Público de Porto Alegre deve ser liberado até o fim do ano 2015-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar