Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Planta brasileira pode desarmar bactéria resistente a antibiótico

Compartilhe esta notícia:

Aroeira-vermelha é utilizada por comunidades da Amazônia para tratar infecções. (Crédito: Reprodução)

Durante séculos a aroeira-vermelha é utilizada por comunidades da Amazônia para tratar infecções na pele e outros tecidos. Porém, só agora cientistas conseguiram compreender essa prática de cura ancestral. Em um estudo publicado no periódico “Scientific Reports”, um grupo de pesquisadores testou uma substância derivada da planta brasileira em camundongos e descobriu que alguns dos seus componentes são capazes de desativar genes responsáveis pela virulência da MRSA (sigla em inglês para Staphylococcus aureus resistente a meticilina), bactéria que é a principal causadora de infecções hospitalares.

“Nós separamos ingredientes químicos dos frutos e os testamos sistematicamente em bactérias causadoras de doenças para descobrir o mecanismo medicinal dessa planta”, afirma em comunicado Cassandra Quave, autora da pesquisa e professora da Escola de Medicina da Universidade Emory, nos Estados Unidos. Apesar de ainda não ter sido testada em humanos, a descoberta pode ajudar a desenvolver novas maneiras de tratar infecções causadas por “superbactérias” – nome popular que faz referência a bactérias resistentes a vários antibióticos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

A mãe do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa morreu em Brasília, aos 82 anos
Donald Trump culpou a “estupidez” do seu próprio país pela má relação com a Rússia
https://www.osul.com.br/planta-brasileira-pode-desarmar-bacteria-resistente-a-antibiotico/ Planta brasileira pode desarmar bactéria resistente a antibiótico 2017-02-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar