Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil PMDB busca líder no Senado para substituir Renan Calheiros e unir o partido

Compartilhe esta notícia:

Após inúmeras críticas ao governo Temer, Calheiros deixou a liderança do PMDB no Senado. (Foto: Divulgação)

Depois de Renan Calheiros (AL) deixar a liderança do PMDB no Senado, parlamentares peemedebistas buscam um nome capaz de “unificar” a maior bancada da Casa, que tem 22 senadores. A reunião para decidir quem ocupará a função estratégica para o governo e para o partido está marcada para terça-feira (04).

Por se tratar do partido de Michel Temer, os peemedebistas querem um perfil que tenha bom relacionamento com o presidente e que apoie as reformas trabalhista e da Previdência Social. Foi justamente por não atender a esses requisitos que Calheiros gerou descontentamento dentro da bancada e decidiu deixar a liderança antes de ser destituído pelos correligionários.

De acordo com parlamentares, Raimundo Lira (PB), que presidiu a comissão especial do impeachment de Dilma Rousseff, desponta como favorito para assumir a função. Na sexta-feira (30), ele foi recebido por Temer no Palácio do Planalto. Outro senador cotado para a função, Garibaldi Alves (RN) disse que não quer assumir o posto porque neste momento está mais dedicado ao seu Estado.

Investigado na Operação Lava-Jato, o parlamentar enfrenta um momento delicado na carreira política. O primo do senador, o ex-ministro e ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) está preso suspeito de participação em esquema de corrupção na construção da Arena das Dunas, em Natal.

Para Garibaldi, Lira reúne as condições para assumir a função e possui bom relacionamento com o líder do governo, Romero Jucá (RR), um dos principais aliados e articuladores junto ao Palácio do Planalto. “Raimundo Lira pode fazer uma boa parceria com o Jucá, apesar de não ser tão combativo. Mas é um político muito habilidoso, conciliador e já prestou um bom serviço na comissão do impeachment”, opinou Garibaldi.

Outro parlamentar do PMDB, que preferiu não se identificar, também apontou Lira como um bom nome para conduzir a bancada. “Ele reúne todas as condições para liderar a bancada. Presidiu a comissão do impeachment e possui bom diálogo com a oposição”, afirmou.

Lira disse que está conversando com outros peemedebistas para verificar se possui apoio para liderar a bancada. “É fundamental que o novo líder una a bancada, porque desunida ela já está. É importante, porém, o novo líder também contar com o apoio de Renan e dos senadores ligados a ele. E a ligação com o Planalto tem que existir porque a liderança é do PMDB e o governo é do PMDB”, opinou. “Além disso, o líder tem que representar a vontade da maioria da bancada, o que não vinha acontecendo”, completou.

Lira disse ainda que, dentro da bancada do PMDB, 17 senadores estão em “sintonia” com o Palácio do Planalto. Além de Calheiros, que se afastou do governo nos últimos meses, outros senadores, como Kátia Abreu (TO) e Roberto Requião (PR), são considerados peemedebistas mais independentes ao Planalto. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Temer viaja a São Paulo para se reunir com advogado e preparar a sua defesa
“Mala já diz tudo”, diz Janot sobre denúncia contra Rocha Loures
https://www.osul.com.br/pmdb-busca-lider-no-senado-para-substituir-renan-calheiros-e-unir-o-partido/ PMDB busca líder no Senado para substituir Renan Calheiros e unir o partido 2017-07-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar